Cidades

Chapada Diamantina: furtos assustam moradores no Vale do Capão

Silvana Sepúlveda/Palacete das Artes/ Divulgação
O problema se agrava porque muitas vítimas não registram o caso na delegacia local; PM disponibiliza número de WhatsApp para turistas  |   Bnews - Divulgação Silvana Sepúlveda/Palacete das Artes/ Divulgação

Publicado em 28/02/2018, às 11h16   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Considerado um santuário ecológico, o Vale do Capão, distrito de Palmeiras, na Chapada Diamantina, teve sua paz interrompida nos primeiros meses deste ano. Segundo moradores do pequeno e aconchegante lugarejo, a quantidade de furtos ocorridos tem deixado a comunidade assustada.

O BNews ouviu guias turísticos e moradores, que preferem não se identificar, e lamentaram a situação. Eles relatam que os delitos são cometidos “a luz do dia”. Audaciosos, alguns criminosos chegam a invadir casas. De acordo com o site Jornal da Chapada, "há um em específico que atua na Rua da Harmonia, seria conhecedor da região, andando pelos matos, intocado e silencioso, buscando vítimas. Mas há comentários também sobre furtos no ‘Gorgulho’".

O problema se agrava porque algumas vítimas não registram o caso na delegacia local, impedindo a criação do mapeamento das ocorrências e melhor direcionamento do policiamento. Além disso, não há unidade policial fixa no vilarejo.

Ao site, a delegada Mariella Campos Sales informou, por meio da assessoria da Polícia Civil, que neste ano, até o dia 22 de fevereiro, foram registrados cinco furtos. Uma das situações ocorreu no Carnaval. A delegada “recomenda aos turistas que se mantenham atentos, evitando deixar objetos de valor expostos, apesar de se tratar de uma cidade pequena no interior”.

Para reportagem, a assessoria da Polícia Militar da Bahia (PM-BA) informou que apesar da ausência de uma unidade fixa, o policiamento no Vale do Capão é realizado de forma ostensiva e preventiva. “Para tanto, a 42ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) emprega quadriciclos e viaturas em rondas entre as serras do Parque Nacional da Chapada Diamantina”, diz trecho de nota enviada ao site.

De acordo com a PM, “a unidade móvel realiza abordagens preventivas, com a intensificação das ações policiais nos horários da manhã e noite, quando há uma maior circulação de pessoas”. 

A polícia detalha que as ações são reforçadas por equipes da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (Cippa), da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe), e Companhia Independente de Policiamento Tático (CIPT)/- Rondesp Chapada.

A PM ressalta que “disponibiliza o número de WhatsApp da 42ª CIPM (75 - 9848-1955) para o grupo de turistas que deseja visitar o Vale do Capão. Por meio deste número, segundo a polícia, eles podem entrar em contato com a unidade e avisar com antecedência para que  as guarnições reforcem o policiamento do  trajeto”. 

A Polícia Militar ainda orienta “que as vítimas que observarem suspeitos, ou ações delituosas no local, liguem para o 190 e informem a situação. "É importante que registrem a queixa na Delegacia da área, pois o policiamento é estabelecido de acordo com a mancha criminal”.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp