Cidades

Grupo protesta contra mortes de jovens e adolescentes em Feira de Santana

Paulo José/Acorda Cidade
PM destaca que diariamente são feitas abordagens preventivas (blitze) com o intuito de apreender drogas, armas de fogo e coibir o cometimento de crimes  |   Bnews - Divulgação Paulo José/Acorda Cidade

Publicado em 14/04/2018, às 13h42   Redação BNews



Contrariados com a quantidade de homicídios que têm ocorrido no bairro do Tomba, em Feira de Santana, a 100 Km de Salvador, um grupo de moradores da região realiza uma manifestação na tarde deste sábado (14).

Segundo organizadores do ato, a Passeata Proclamando Vida foi motiva por causa do “grande número de homicídios envolvendo jovens e adolescentes do Tomba tanto ano passado, quanto nos primeiros meses deste”.

Na sexta-feira (13), o BNews entrou em contato com a Secretaria da Segurança Pública do Estado (SSP-BA), e solicitou o número de homicídios ocorridos na localidade neste ano, mas foi informada que os dados só poderiam ser enviados em 48 horas.

Questionada pelo sitesobre o policiamento na localidade, a Polícia Militar (PM) informou que as ações são de “responsabilidade da 67ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), que realiza o patrulhamento com policiais militares empregados em viaturas (carros e motocicletas) em toda a extensão do bairro, além de uma base fixa que permanece 24 horas no Largo do Tomba.

Além disso, a polícia detalhou que aos finais de semana, quando ocorre maior fluxo de pessoas devido à Feira Livre do Tomba, o policiamento é reforçado com duplas de policiais a pé, envolvendo um planejamento específico para coibir pequenos furtos e roubos a estabelecimentos comerciais. A Companhia Independente de Policiamento Tático (CIPT)/Rondesp Leste intensifica ainda a presença ostensiva na região.

Além destas ações, a PM destaca que diariamente abordagens preventivas (blitze) com o intuito de apreender drogas, armas de fogo e coibir o cometimento de crimes, oferecendo mais segurança ao cidadão.

Segundo um site local, Acorda Cidade, a Polícia Civil de Feira de Santana registrou em 2017 um total de 349 homicídios e 20 latrocínios (roubo seguido de morte), totalizando 369 Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs). A reportagem acrescenta que a Delegacia de Homicídios de Feira de Santana já remeteu à justiça mais de 228 inquéritos só no ano passado e já prendeu mais de 98 acusados. Em 2016 foram registrados 360 homicídios e 17 latrocínios, totalizando 377 CVLIs. Ainda segundo o levantamento, somente no bairro do Tomba ocorreram 14 assassinatos.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp