Cidades

Campanha contra febre aftosa deve vacinar 9,8 milhões de bovinos e bubalinos a partir de terça (1º)

Ascom/Seagri
Após a vacinação, os produtores têm até 15 dias para declarar a vacinação junto à Adab   |   Bnews - Divulgação Ascom/Seagri

Publicado em 30/04/2018, às 13h59   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Começa na terça-feira (1º) a primeira etapa de vacinação contra a febre aftosa na Bahia, que vai até dia 31 de maio. A expectativa da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) é que 9,8 milhões de cabeças sejam vacinadas, representando 96% de taxa de vacinação do rebanho. 

O produtor deve adquirir as vacinas em uma revendedora autorizada, devidamente cadastrada na Adab e, depois de vacinado, os produtores têm até 15 dias para declarar a vacinação junto à agência pela internet ou nos escritórios. 

Segundo o governo, há 21 anos livre da febre aftosa, a Bahia busca a manutenção do status de zona livre de febre aftosa, concedido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) pelo 17º ano consecutivo. 

Os proprietários que não vacinarem o rebanho durante o período da campanha e não fizerem a declaração serão multados no valor de R$ 53 por cabeça não vacinada e R$ 160 por propriedade não declarada, ficando impedido de vender ou transportar o rebanho. Por isso, a orientação é não deixar para última hora, evitando a perda dos prazos. 

O produtor deve, ainda, declarar outros animais como equídeos, ovinos, caprinos, suínos, aves e peixes. Ao manter o cadastro atualizado, ele pode ter acesso aos programas do governo, com distribuição de animais, milho e financiamentos bancários.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp