Cidades

Porto Seguro: seminário discute políticas públicas para universitários indígenas

Divulgação/GOVBA
Evento conta com mais de 200 pessoas, que participam de grupos de trabalho, plenárias e debates  |   Bnews - Divulgação Divulgação/GOVBA

Publicado em 02/06/2018, às 15h10   Redação BNews



A comunidade indígena Barra Velha, em Porto Seguro, sedia até este domingo (3), o 1° Seminário de Universitários Indígenas da Bahia "Muká-Mukaú". O evento, que conta com apoio da Sepromi, discute temas que envolvem o acesso e permanência universitária dos povos tradicionais, qualidade das universidades públicas e seu papel na luta antirracista, dentre outras questões.

“O evento surgiu da necessidade de criar um espaço democrático de discussão sobre as políticas públicas direcionadas aos estudantes indígenas nas universidades. Também temos o intuito de construir a integração dessa juventude com o movimento indígena em geral. Esse evento contribui para criar a consciência de que o estudante precisa pautar seus interesses no espaço acadêmico e dar retorno à comunidade”, destacou Ibuí Paraxó, uma das lideranças à frente da organização, juntamente com o vice-cacique Charles Pataxó. 

O seminário tem a presença de mais de 200 pessoas, que participam de grupos de trabalho, plenárias e debates. 

“Esta é uma grande mobilização e um qualificado debate acerca das políticas afirmativas no campo educacional. Nossa participação é uma oportunidade de reafirmar os compromissos pela inclusão plena da nossa juventude indígena e pelo desenvolvimento do conjunto dos nossos povos e comunidades tradicionais da Bahia”, afirmou a titular da Sepromi, Fabya Reis, na abertura do evento realizada nesta sexta-feira (1).

A secretária lembrou de pautas relevantes na atuação da pasta, a exemplo da lei de cotas nas universidades, além das leis nacionais 11.645 e 10.639, que tratam da obrigatoriedade de inclusão, no currículo escolar, do ensino da história e cultura dos povos indígenas e afro-brasileiros.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp