Cidades

Problema nas prisões de Conquista

Publicado em 28/10/2010, às 21h10   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

A carceragem do Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep), em Vitória da Conquista, na região sudoeste da Bahia, chegou ao fim com a transferência definitiva de  57 presos para o presídio da cidade, Nilton Gonçalves, e para delegacias da região.

O Disep tinha capacidade para 16 internos e chegou a receber mais de 100 homens, até ser interditado por determinação do juiz de direito da Vara do Júri da Comarca, Reno Viana Soares.

Mas, o que deveria ser solução virou problema. A superlotação carcerária no terceiro maior município da Bahia trouxe uma nova discussão. O Nilton Gonçalves que seria mais uma alternativa para que a situação fosse contornada, não solucionou a questão. O presídio está com 119 presos a mais do que a sua capacidade. Construído para 187 internos a unidade está com 287.

A precária situação do presídio levou a policia a encaminhar 39 detentos para a cadeia de Poções.

Conforme o presidente do Sindicato dos Agentes Carcerários, Edfran Costa, há uma média de oito flagrantes por dia o que resulta em muitas prisões. Segundo ele a penitenciária não tem condições para receber tanta gente.

Costa ainda prevê um futuro bastante preocupante, já que o grande número de detentos pode ter consequências graves, como rebelião, motim, fuga em massa e morte.

Sobre o futuro do Disep, o delegado coordenador, Odilson Pereira, disse que o destino da área desativada ainda não foi decidido, mas inicialmente, uma parte será usada para ampliar a Delegacia de Furtos e Roubos. A outra será destinada a treinamentos do Grupo de Apoio Tático (GAT).

(Com informações jornal A Tarde)

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp