Cidades

Sapateiro de ACM ajudou a preservar Elevador do Taboão antes da requalificação do equipamento

Marcos Maia / BNews
O prefeito ACM Neto assinou ordem de serviço para o início das obras de requalificação do equipamento na manhã desta quarta (5)  |   Bnews - Divulgação Marcos Maia / BNews

Publicado em 05/06/2019, às 14h44   Marcos Maia


FacebookTwitterWhatsApp

O Rápido Bahiano, sapataria localizada na região do comércio, estampa orgulhosamente em sua fachada o slogan "A mais antiga em Conserto de Calçados". O proprietário do espaço, o sapateiro Silvio Roberto Santana de Souza, 63, conta que seu pai fundou a loja 1942, e que trabalha no ramo desde os oito anos. Ele também se orgulha de ter entre seus fregueses ilustres gente com o apresentador Raimundo Varela, o prefeito ACM Neto (DEM) e, antes destes dois, Antônio Carlos Magalhães (1927-2007), figura histórica da política nacional e local.    

Em entrevista ao BNews na manhã desta quarta-feira (5), Silvio contou que ACM costumava entregar seus calçados ao estabelecimento para realização de troca de solas, entre outros tipos de reforma – isso, muito antes de ocupar cargos públicos. "Ele era uma pessoa muito mística. Por exemplo, quando ele estava viajando pelo sertão para fazer a estrada do feijão, teve um velhinho que deu a ele de presente um sapato, e disse: 'Tudo que o senhor for resolver que for uma causa impossível, o senhor calça esse sapato' ", relata.  

Segundo Silvio, ACM seguiu o conselho à risca e costumava intensificar o uso do sapato em períodos eleitorais, por exemplo. O estabelecimento ostenta na parede atrás do balcão um retrato do político. O sapateiro demonstra gratidão ao falar do freguês famoso, e afirma que durante a gestão do ex-prefeito Fernando José, entre 1989 e 1993, só não teve que deixar o local graças à intervenção de ACM, governador do estado à época. "[Ele] sempre foi uma pessoa vivente, que nos defendeu. Mesmo não sendo prefeito, tinha o poder de dizer 'não vai sair'. Na época ele pediu a prefeitura que não empatasse a gente. Sempre lutamos pelo comércio. Somos sapateiros antigos, e somos referência nisso", lembra. 

Na época, segundo Silvio, o então prefeito deu 48h para que o estabelecimento fosse desocupado justamente em virtude Elevador do Taboão, desativado há 54 anos. Durante a assinatura da ordem de serviço para o início das obras de requalificação do equipamento nesta manhã, o vice-prefeito e secretário de Obras de Salvador, Bruno Reis destacou o papel que Silvio desempenhou no processo de preservação do elevador. 

"Os sacizeiros vinham sempre roubar os ferros, e a gente sempre está combatendo com esse povo para que não roubassem nada. Eles sempre têm tido a gente como os donos do Taboão", explica. Ele acrescenta que é um dos comerciantes mais antigos do local, e por isso se esforça na tarefa de preservar o espaço. O local anterior ao espaço que será revitalizado é utilizado como parte do Rápido Bahiano desde 1992 - Silvio fez questão de mostrar o alvará de funcionamento a reportagem do BNews.

Com as obras, parte das operações da loja estão funcionado em um espaço alugado, próximo ao lugar que precisou ser entregue. Silvio espera que a reforma do equipamento melhore a região do Comércio, e consequentemente a movimentação e circulação de pessoas no perímetro. O sapateiro também diz que luta pela transformação do espaço a partir de sua conversão em uma "reunião de pequenas empresas, prestando serviços dos mais variados".

"A reforma será benéfica para mim, para toda a sociedade, toda a salvador e Bahia. Será uma área de centro histórico, de visitação turística à nível nacional e internacional", conclui.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp