Cidades

Hospital de Base de Itabuna registrou 130 óbitos em julho e assunto vita tema de discussão em comissão na AL-BA

Divulgação
O assunto foi discutido na Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa da Bahia  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 21/08/2019, às 16h57   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Documentos que comprovam ao menos 130 mortes no mês de julho no Hospital de Base de Itabuna, com gestão municipal, foram publicados recentemente pelo Plantão Itabuna. Segundo o registro, na maior unidade hospitalar da cidade houve vítimas de morte natural e pessoas mortas de forma violenta que, chegaram a ser socorrida para o HBELEM.

A unidade de saúde já ganhou o apelido de "hospital da morte" na região. De acordo com o jornal A Região, o sucateamento elevou em 3,68 vezes o número de óbitos entre 2004 e 2008. Em 2004, a média era de 25 óbitos por mês, quatro anos depois saltou para 92. 

O assunto foi discutido na Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa da Bahia. Deputados apontaram a necessidade de verificar a origem desses pacientes que acabam morrendo no Hospital de Base de Itabuna e em que estado de saúde eles chegam à unidade médica. 

O prefeito de Itabuna, Fernando Gomes, exonerou na semana passada o secretário de Saúde de Itabuna, Jozimar Sales. De acordo com o site Pimenta, o secretário foi o quinto chefe da pasta a ser exonerado sob a gestão do atual prefeito. Diante do fato, a reportagem procurou a prefeitura de Itabuna, via assessoras e diretor de comunicação, para tratar do assunto. As ligações e mensagens de WhatsAPP não foram respondidas.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp