Cidades

População protesta após mineradora doar robô aos EUA e deixar escola fechar em Brumado

Reprodução / Facebook
Prefeito reclama que RHI Magnesita foi uma “mãezita” e se transformou em “madrasita”  |   Bnews - Divulgação Reprodução / Facebook

Publicado em 27/09/2019, às 10h08   Redação BNews



A doação de um robô de quase R$ 16 mil a uma escola nos Estados Unidos pela RHI Magnesita, exploradora de uma grande reserva de magnesita em Brumado, no Sudoeste da Bahia, não foi bem avaliada pela população local e pelo prefeito Eduardo Vasconcelos (PSB).

O comunicado foi feito pela companhia por meio de seu perfil no Facebook. A tecnologia foi doada para o Distrito Escolar de Conewago Valley e será instalada no novo Centro de Carreira e Tecnologia da New Oxford High School. O robô é usado para paletização e a escola americana o programará para fazer exercícios em laboratório.

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

Google News Bnews

“Os alunos que participam do processo educacional estarão preparados de maneira exclusiva para ingressar na força de trabalho com conhecimentos, habilidades e habilidades valiosos. Estamos orgulhosos de apoiar nossas comunidades locais a impactar o futuro da força de trabalho dos Estados Unidos”, informou a empresa.

Logo após a publicação, moradores da localidade protestaram por meio das redes sociais. O fato também foi repercutido pela imprensa local. A comunidade lembrou que a Escola Municipal Suzana Maria Guimarães, construída em terreno da empresa, terá que encerrar as atividades pois a mineradora se recusou a reformar e ampliar a unidade educacional. Agora, os alunos terão que ser transferidos para outras escolas do município. 

Ao BNews, o prefeito explicou a situação. “O Município não pode investir dinheiro público em propriedade privada. Ficamos impedidos de transformar a escola em integral. Fiz um ofício para empresa, mas ninguém deu retorno. Nós vamos ter que fechar e teremos que tirar a escola lá de dentro. Essa empresa já foi uma empresa cidadã”, reclama.

Vasconcelos também disse que desde que mudou a direção, a companhia deixou de ser “humana”. Em outubro de 2016, a Magnesita anunciou a fusão com austríaca RHI, resultando na RHI Magnesita, estabelecida na Holanda e listada na Bolsa de Londres. A transação foi feita por meio da compra de uma participação de pelo menos 50% da empresa brasileira.

“Ela chegou a ser conhecida como ‘mãezita’ e se transformou em ‘madrasita’. Quando era administrada pela família brasileira ela era bem mais humana, reconhecia que o povo de Brumado era o verdadeiro dono do minério. A gente tinha uma expectativa que a empresa estrangeira fosse melhorar ainda mais, mas foi um grande engano”, protesta.

Outro lado
A reportagem tentou contato com a assessoria da empresa, mas não teve nenhum retorno. Atualmente, a RHI Magnesita contribui com o município com o pagamento dos impostos e royalties da mineração.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp


Cadastre-se na Newsletter do Bnews (Beta)