Cidades

Praias de Morro de São Paulo e Boipeba amanhecem sem registro de óleo, diz prefeitura

Divulgação
Segundo a prefeitura, a Primeira, Segunda, e Quarta Praias, assim como a Praia do Encanto, e Garapuá permanecem limpas e liberadas  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 23/10/2019, às 07h27   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A prefeitura de Cairu, no Sul da Bahia, informou, na manhã desta quarta-feira (23), que as praias que compõem o Arquipélago de Tinharé amanheceram sem registro de óleo. O óleo que atinge o Nordeste brasileiro chegou à Morro de São Paulo na última segunda-feira (21). 

Conforme a gestão municipal, a Primeira, Segunda, e Quarta Praias, assim como a Praia do Encanto, e Garapuá, todas no lado oceânico do Morro de São Paulo, permanecem limpas e liberadas. O órgão informa, no entanto, que pequenos pontos foram identificados na Terceira Praia, porém já estão sendo removidos.

O mesmo registro em relação às Praia de Tassimirim e Coeira, em Boipeba. As piscinas naturais também seguem liberadas e sem registro de óleo até o momento.  

Técnicos do órgão passaram a noite monitorando a mudança de comportamento da maré. O monitoramento conta com apoio de equipes da Marinha, IBAMA e INEMA. 

As únicas áreas que foram impactadas ontem e continuam com registros de pequenos pontos de óleo são a Quinta Praia e a Praia de Garapuá. As equipes de técnicos e voluntários segue hoje para continuar o processo de remoção dos resíduos nestes locais.

Praias liberadas, exigem atenção 
As praias seguem liberadas, mas a orientação da prefeitura é que os turistas fiquem atentos ao aparecimento de possíveis manchas de óleo. O município-arquipélago aguarda a avaliação dos órgãos estaduais responsáveis para recomendação de banho de mar no local.

Caso sejam encontradas manchas de óleo na área, deve-se entrar em contato imediatamente com a Secretaria de Desenvolvimento Sustentável através do telefone (75) 3652-1064. 

Aos voluntários, a Prefeitura também reforça os cuidados durante a limpeza: utilizar de luvas de borracha, máscara de proteção, botas, pás e outros utensílios para evitar o contato direto com o óleo; armazenar o resíduo em sacolas resistentes ou baldes e usar chapéu para a proteção solar.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp