Cidades

Moradores denunciam armazenamento irregular de óleo de petróleo em Canavieiras; veja vídeo

Reprodução/ Youtube
A gestão municipal articulou o depósito do material em uma escola abandonada  |   Bnews - Divulgação Reprodução/ Youtube

Publicado em 01/11/2019, às 09h47   Aline Reis


FacebookTwitterWhatsApp

O óleo que mancha a costa da Bahia chegou a Canavieiras, no Sul do Estado, na última segunda-feira (28). A Prefeitura Municipal da cidade afirmou que até o momento foram retirados mais de 1 tonelada do material na região. 

No entanto, moradores flagraram que a gestão municipal ordenou o armazenamento do insumo no Colégio Professora Rita Braga, unidade escolar abandonada, em um bairro residencial. 

No vídeo enviado para o BNews é possível ver que a escola não tem portas e o óleo de petróleo é armazenado em barris sem nenhum resguardo, ou seja, qualquer pessoa pode ter acesso ao conteúdo, prova disso é que um dos recipientes está destampado. 

O denunciante afirma que crianças entram o tempo todo no local para brincar e há um receio sobre o contato com o material tóxico. 

Em nota, a Prefeitura informou que “escolha do prédio do Colégio Rita Braga foi acordado numa reunião com o prefeito Roberto Almeida, a equipe da Assessoria de Meio Ambiente do Município, o secretário de Obras Clery Costa e o secretário de Assistência Social Abel Lisboa, representantes do Inema, ICMBio e do Ibama”.

A Prefeitura afirmou que o local não é o ideal, mas “atende a determinação do Inema por ter piso de cimento e cobertura”. “Também foi apontado que a construção precisaria de algumas adaptações que a prefeitura se prontificou a realizar imediatamente. O local é provisório, será encontrado o um novo ponto mais adequado para o armazenamento, que os agentes do município realizam desde ontem”. 

Sobre a ausência de portas e proteção no colégio para resguardar o material tóxico, a gestão municipal disse que “está realizando a adequação em relação a entrada”.  

Assista aqui:

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp