Cidades

Vídeo: Pacientes dormem em frente à Secretaria de Saúde para marcar consultas em Maragogipe; prefeitura nega

Reprodução/ Youtube
Pelo telefone, a prefeita de Maragogipe, Vera da Saúde, afirmou que a “fila é sinal de que há oferta de consultas e exames”.   |   Bnews - Divulgação Reprodução/ Youtube

Publicado em 06/11/2019, às 08h30   Aline Reis


FacebookTwitterWhatsApp

Moradores de Maragogipe passaram a madrugada na porta da Secretaria de Saúde do município, na última terça-feira (05), para conseguir agendar consultas e exames. Por volta de  6h, a fila formada por centenas de pessoas, já ultrapassava o quarteirão do hospital e ocupavam a calçada do outro lado da rua. 

No vídeo enviado para o BNews (Assista abaixo), é possível ver pessoas amontoadas em colchões para passar a noite ou em cadeiras. 

Os próprios moradores levaram comidas para poder tomar café da manhã. 

Pelo telefone, a prefeita de Maragogipe, Vera da Saúde, afirmou que a “fila é sinal de que há oferta de consultas e exames”. Além disso, desconheceu que na madrugada desta terça-feira (05) houvesse filas no local, uma vez que, ela garantiu ao BNews que passou pela Secretaria de Saúde por volta de 05 da manhã e não havia nenhum movimento. Para a chefe do executivo municipal, “as pessoas não sabem aguardar até 08h da manhã” horário que abre o órgão para realizar os agendamentos. 

Em nota, a Prefeitura informou que há na rede municipal da saúde da cidade há uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e 15 Unidades de Saúde da família com cobertura de clínicos, odontologias, exames laboratoriais, entre outros. O município contratualiza em outras cidades exames e consultas de média e alta complexidade com oferta de transporte para conduzir os pacientes, além do programa de Transporte Fora de Domicílio (TFD). 

“Vale salientar que um hospital de pequeno porte está sendo construído para realizar cirurgias e outros procedimentos”. 

A gestão ainda afirmou que a maior procura por marcação acontece no final e início de cada mês. “Ofertamos cerca de 700 consultas por mês para atendimento. Por conta da distância de distritos e zona rural da sede é feita uma programação de marcação. As pessoas vêm realmente cedo para a fila”. 

Aproximadamente 700 consultas são feitas por mês (oferta de vagas), por conta da distância de distritos e sede mais zona rural é feito uma programação escalonada de marcação, a gestora ainda afirmou que as pessoas vêm para fila realmente cedo para marcação. 

Assista: 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp