Cidades

Produtores rurais defendem agricultura irrigada em terras do Oeste da Bahia

Divulgação
Somente 8% da área é ocupada com a produção irrigada  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 17/01/2020, às 15h44   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Agricultores do Oeste da Bahia estão apoiando um estudo para implantar sistema de monitoramento dos recursos hídricos para uso sustentável na agricultura do Oeste da Bahia. 

Os agricultores, representados pela Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) e pela Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), defendem a adesão da tecnologia de irrigação para garantir mais produtividade, com incremento da produção de grãos, verduras, hortaliças e de frutas, por pequenos, médios e grandes produtores.

Segundo as associações, a agricultura irrigada na região não chega aos 8% da área produtiva da região, ao utilizar somente 192.000 hectares de um total de 2,4 milhões de hectares. Esta área irrigada contribui com 34% do Valor Bruto da Produção Agropecuária. 

Para trazer a discussão para o terreno da ciência, os agricultores da região vêm fomentando este debate no meio acadêmico ao apoiar um estudo do potencial hídrico, conduzido pelos especialistas da Universidade Federal de Viçosa (UFV) em apoio com a Universidade de Nebraska, dos Estados Unidos. 

O objetivo é conhecer a disponibilidade hídrica, entender a sua dinâmica e implantar um sistema de monitoramento das águas superficiais e subterrâneas do aquífero Urucuia, além do regime de chuvas, para acompanhar a disponibilidade dos recursos hídricos do Oeste da Bahia. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp