Cidades

Sete toneladas de óleo retiradas em Itacimirim ainda não foram recolhidas pela prefeitura, afirmam voluntários

Reprodução/Youtube
De acordo com voluntários do grupo Guardiões do Litoral, a substância foi armazenada em big bags (sacos grandes) que foram colocados na parte alta da areia  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Youtube

Publicado em 11/03/2020, às 12h12   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Sete toneladas de óleo recolhidas do mar em Itacimirim, no município de Camaçari, no último fim de semana, ainda não foram retiradas da areia da praia pela Defesa Civil da cidade. De acordo com voluntários do grupo Guardiões do Litoral, responsáveis pela limpeza, a substância foi armazenada em big bags (sacos grandes) que foram colocados na parte alta da areia. No entanto, com a cheia da maré, na última segunda-feira (9), a água alcançou o local onde o material estava estocado, o que acabou causando o retorno do petróleo ao mar.

"Nós pedimos aos órgãos competentes para fazer a retirada do material, mas isso não ocorreu. A maré subiu na madrugada de segunda-feira e acabou cobrindo e rasgando alguns sacos. Outros acabaram sendo arrastados para o mar", contou Karina, uma das voluntárias. Segundo ela, uma tonelada do material desapareceu.

Veja vídeo:

A reportagem entrou em contato com a prefeitura de Camaçari que informou através de nota que "por conta da maré alta, o trabalho de coleta precisou ser adiado, mas, nesta quarta-feira (11), os profissionais realizarão a colheita.  Todo o material será recolhido e transportado por caminhão munck e encaminhado para a Cetrel, que armazena em local adequado até que órgãos ambientais competentes façam a destinação final”.

Ainda segundo a prefeitura, "o material está petrificado, não contamina e não oferece risco aos moradores e turistas que frequentam o local", diz a nota.

A nota alerta ainda que “em caso de aparição da mancha de óleo ou alguma substância similar, a gestão pública orienta que a Defesa Civil de Camaçari seja comunicada, através do telefone 199. O contato pode ser feito ainda pelos números (71) 3622-7755 ou o celular corporativo (71) 98796-9858".

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp