Cidades

Após denúncias de irregularidades, MPT faz inspeção no Samu de Feira de Santana

Divulgação
Uma funcionária foi suspensa pela coordenação após recusar uma ocorrência de paciente contaminado pela covid-19  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 11/08/2020, às 13h07   Redação BNEWS


FacebookTwitterWhatsApp

Funcionários do Serviço de Atendimento Móvel e Urgência (Samu) denunciaram irregularidades no trabalho, o que gerou em uma inspeção do Ministério Público do Trabalho (MPT), em Feira de Santana, localizado a cerca de 100 km de Salvador.

Área de conforto e repouso dos trabalhadores sem ventilação, armários individuais bem danificados, máscaras sem certificado de aprovação, fiações expostas, equipamentos fora das normas técnicas, deposito de resíduos de lixo sem sinalização e desorganizado, até o repouso dos profissionais sem distanciamentos foram encontrados pelo MPT.

Segundo a TV Subaé, uma funcionária foi suspensa pela coordenação do Samu de Feira após recusar uma ocorrência de paciente contaminado pela covid-19. De acordo com os socorristas, os atendimentos dos pacientes contaminados são realizados sem a presença dos enfermeiros para economizar. "Foi passado para a gente que era uma forma de economizar o material, o EPI. Por exemplo, aquele macacão descartável que a gente usa para caso de Covid-19", conta um funcionário do Samu que não quis se identificar.

Em um vídeo, um funcionário foi flagrado desinfetando uma ambulância usando capa que é utilizada por motociclistas. No entanto, a coordenadora do Samu, Maísa Macedo, explica que a situação ocorreu há três meses, porém não foi informado o motivo.

A prefeitura de Feira de Santana informou, em nota, que todos os espaços de descanso têm janela e banheiro, e os funcionários são orientados a utilizar os espaços de descanso em horários alternados, e que não existe nenhum equipamento de proteção individual compartilhado. O órgão também informou que todos os EPI's são fornecidos pela Secretaria Municipal de Saúde e possuem certificação.

Veja também: 
Enfermeiro denuncia descarte irregular de EPIs no Samu de Feira
Enfermeiro denuncia aumento de infecções por Covid-19 em profissionais do Samu de Feira de Santana

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp