Cidades

Usuários reclamam de transtornos por baixo número de guichês no pedágio da Via Parafuso; veja vídeo

Reprodução/vídeo
Ausência de faixa exclusiva para motocicletas também é alvo de queixas de motoristas e motociclistas  |   Bnews - Divulgação Reprodução/vídeo

Publicado em 07/10/2020, às 18h45   Léo Sousa


FacebookTwitterWhatsApp

O baixo número de guichês de atendimento em funcionamento no pedágio da BA-535, a Via Parafuso, tem causado transtornos para os motoristas. Usuários que costumam passar pelo trecho procuraram o BNews para reclamar da situação.

"[O pedágio] vem utilizando de uma manobra de funcionar poucas faixas pra que seja vendido o cartão 'passe sem parar' e, como se não fosse o suficiente, a faixa exclusiva pra motocicletas só funcionou na época da inauguração. Depois disso, nunca mais", afirmou um motorista em um vídeo que mostra o congestionamento no local.

De acordo com o usuário, a ausência da faixa restrita para motocicletas tem causado bate-bocas entre motoqueiros e motoristas. 

"Isso vem sendo palco de brigas constantes aqui, porque o motociclista fica exposto na chuva e no sol. A gente tá vindo aí de um ano que choveu bastante, e o motociclista fica aqui do lado de fora, diferente de quem tá no seu veículo, e ele tem que aguardar aqui essa constância dessa fila inteira. Por conta disso, vem gerando discussões lá na frente, nos guichês, porque a moto acaba cortando os carros, porque ele tá aqui exposto, e lá na frente o motorista, que também não tem nada a ver com isso, acaba entrando em atrito com o motociclista", relata.

Procurada pela reportagem, a Bahia Norte, concessionária que administra o pedágio da Parafuso, afirmou que a configuração operacional do pedágio ocorre "de acordo com a demanda de tráfego" e que o atendimento "varia de sentido e quantidade de cabines em funcionamento, durante o dia, atendendo a necessidade da rodovia".

"Em relação as cabines exclusivas para motocicletas, esclarecemos que a construção tratou-se de uma liberalidade da Concessionária, não estando prevista no Contrato de Concessão, e a operação dessas cabines ocorrem quando é identificado o aumento no fluxo de motos pelas Praças de Pedágio", acrescenta a nota.

Segundo a Bahia Norte, as motos representam, em média, 4% do total de veículos que utilizam as praças de pedágio do Sistema BA-093, "o que possibilita a absorção do fluxo pelas cabines manuais".

Veja vídeo:

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp