Cidades

Áudio de prefeito de Irecê oferecendo cirurgias em clínica de deputada circula na internet

Arquivo Bnews
Assessorias dos políticos negam que conteúdo seja atual  |   Bnews - Divulgação Arquivo Bnews

Publicado em 16/10/2020, às 12h18   Nilson Marinho


FacebookTwitterWhatsApp

Um aúdio do prefeito da cidade de Irecê, Elmo Vaz (PSB), afirmando ter conseguido 42 cirurgias de catarata em um clínica particular que pertence a deputada estadual Fabíola Mansur (PSB) passou a circular nesta semana nas redes sociais. O áudio foi repassado em grupos do Whatsapp sugerindo que o gestor teria enviado para eleitores durante a campanha eleitoral deste ano. 

A informação, no entanto, foi rebatida pela assessoria do prefeito que afirmou que o áudio foi gravado em 2018. Nele, Elmo informa que conseguiu vagas para 42 cirurgias e que os pacientes deveriam realizar exames pré-operatórios. 

“Pessoal, boa tarde, é o seguinte: conseguimos com a deputada Fabíola Mansur, em Salvador, numa clínica que é dela, cerca de 42 cirurgias de catarata, em um hospital por diagnóstico. Nós temos uma lista, vocês sabem, uma fila que está lá e que tem que ser obedecida, o total, [vagas] senão me engano, é de 60 pessoas. As pessoas terão que ir para Salvador no dia 15 para fazer o exames pré-operatórios”, diz o prefeito.

Em um outro momento, o gestor alerta para que áudio não seja compartilhado já que corre o risco dele ser comparado ao prefeito do Rio, Marcelo Crivella. Em 2018, o republicano ofereceu exames de cataratas custeados pelo poder municipal a líderes religiosos e pastores evangélicos.

“Para não acontecer o que aconteceu lá no Rio de Janeiro, com o Crivella, dizer que estamos fazendo cirurgia só com o ‘pessoal nosso’ , até porque comecei [o áudio] dizendo que tem uma lista”, reforça Elmo.

Procurada, a assessoria da deputada disse, por meio de nota, que a parlamentar não é proprietária da clínica e que foi apenas sócio-fundadora. "Além disso, a instituição citada realiza mutirões há mais de dez anos pelo SUS, promovendo a saúde ocular em diversos municípios baianos.O áudio em questão é antigo, e os atendimentos foram feitos respeitando fila única no município. A deputada, que é médica oftalmologista, muitas vezes apoia essas ações e tem histórico de voluntariado em campanhas de catarata e glaucoma na Bahia há mais de vinte anos", diz trecho da nota. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp