Cidades

Escolas municipais recebem MPF

Publicado em 16/11/2010, às 17h06   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

Uma diligência foi realizada pelo Ministério Público Federal (MPF) em Ilhéus, em conjunto com o Ministério Público Estadual (MP) em três escolas públicas municipais do município de Nilo Peçanha (sul da Bahia).

A vistoria foi motivada depois que o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica  (Ideb) constatou que o lugar obteve uma das piores nota da Bahia, alcançado apenas 2,1.

Osvaldo Cruz, Nair Lopes Jenkins e General Osório foram as três escolas da região que receberam as diligências.

O procurador do MPF em Ilhéus, Eduardo El Hage, comentou o estado da escola General Osório, onde segundo ele, as mesas se encontram em estado precário. Nesta instituição também não há cadeiras de tamanhos compatíveis com os alunos, segundo ele, as crianças de três anos utilizam as mesmas cadeiras das de nove.

Durante a visita estavam presentes os secretários de Educação e de Obras do Município de Nilo Peçanha, além de membros de organizações não governamentais (Instituto de Desenvolvimento Sustentável do Baixo Sul, IDES, e Instituto de Direito e Cidadania, IDC) e do Conselho Tutelar.

Ideb

O Ideb foi criado em 2007 para medir a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino. O indicador é calculado com base no desempenho do estudante em avaliações do Inep e em taxas de aprovação.

Assim, para que o Ideb de uma escola ou rede cresça é preciso que o aluno aprenda, não repita o ano e frequente a sala de aula.

O índice é medido a cada dois anos e o objetivo é que o Brasil, a partir do alcance das metas municipais e estaduais, tenha nota 6 no ano de 2022, correspondente à qualidade do ensino em países desenvolvidos.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp