Cidades

Bispos manifestam apoio a Rui na cautela sobre réveillon e Carnaval

Divulgação
Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 18/11/2021, às 17h58   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Bispos das 23 dioceses da Bahia se reuniram com o governador Rui Costa (PT) hoje (18) para manifestarem apoio ao petista na decisão de manter cautela sobre a realização das festas de fim de ano e do Carnaval 2022. Eles entregaram uma carta ao chefe do Executivo estadual.

“Nós, bispos das 23 da Bahia, reunidos em Salvador, manifestamos a nossa preocupação com a possibilidade flexibilização para se realizar as festas de final de ano e principalmente o Carnaval em 2022 devido à forma como essas festas acontecem, através de aglomerações massivas que podem causar um possível retorno de casos de covid-19 e consequentes óbitos", diz um trecho do documento, obtido pelo BNews.

Os bispos fazem parte da Regional Nordeste 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e redigiram a carta durante passagem pela capital baiana entre 16 e hoje. “A Igreja Católica na Bahia, desde o início da pandemia tem tomado iniciativas em colaboração com os órgãos públicos do Estado e dos municípios, mesmo prejudicando trabalho pastoral de nossas comunidades. O sofrimento de nosso povo tem sido muito grande pelo elevado número de pessoas que foram contaminadas e principalmente de óbitos entre jovens, adultos e idosos", diz outro trecho.

Matérias Relacionadas: Ex-aliado detona Rui Costa: “incompetência tamanho G”; líder do governo rebate

"Rui Costa está numa situação difícil", diz Adolfo Menezes sobre polêmica do Carnaval

‘Não vejo Rui Costa aceitar o diálogo’, critica Tinoco sobre Carnaval de Salvador

O governador Rui Costa agradeceu o apoio dos bispos. "Esse gesto dos bispos demonstra a preocupação com todo o sofrimento que passamos e reforça os nossos sentimentos de que a vida está acima de tudo. Todo nosso esforço é para que a doença não avance como vem acontecendo em outros países."

O senador Jaques Wagner (PT), pré-candidato ao governo da Bahia, também esteve no encontro.

Sem ultimato

Na terça-feira (16), Rui voltou a dizer que não aceitaria "ultimato" de ninguém. "Nós vamos aguardar. Não vamos tomar medidas açodadas. E, como já disse, não vamos aceitar ultimato. Respeito as pessoas que investem no Carnaval, que geram empregos no Carnaval, que contratam e que têm resultados positivos. Mas, acima do resultado econômico de qualquer investidor, está a vida das pessoas" continuou."

O prefeito de Salvador, Bruno Reis (DEM), tem cobrado uma posição do governo do estado. Hoje, reforçou que aguarda um posicionamento do petista. "Não estudo qualquer mudança na realização do carnaval enquanto eu não sentar com o governador para decidir o carnaval. O meu desejo é que nós possamos realizar nos moldes que aí estão. Para entrar no circuito nós vamos exigir que a pessoa esteja com o ciclo vacinal em dia. Estamos definindo os protocolos e quando eu tiver essa conversa com o governador vou a apresentar a ele em que molde seria realizado o carnaval."

Acompanhe o BNews também nas redes sociais, através do Instagram, do Facebook e do Twitter

Leia também: Oposição na AL-BA indica membros para CPI da Coelba; confira nomes

Moro compara Lula e Bolsonaro a produtos ruins de supermercado

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp