Cidades

Com aumento de nível dos rios, chuvas acendem alerta em várias regiões do interior do estado

Divulgação/Prefeitura de Itabuna
Chuvas atingiram diversos municípios do interior do estado nos últimos dias  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Prefeitura de Itabuna
Sanny Santana

por Sanny Santana

[email protected]

Publicado em 27/01/2024, às 07h34


FacebookTwitterWhatsApp

A chuva veio com tudo em Salvador e também no interior da Bahia, e deve permanecer dessa forma ao longo da semana, de acordo com previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

Conforme o Inmet, até às 10h de sábado a tendência é de alertas de 'perigo' e 'perigo potencial' em diversos pontos do país. Na região Nordeste, o instituto prevê fortes chuvas ao longo da semana, especialmente na Bahia e no Piauí. Os dois estados podem esperar por trovoadas, rajadas de ventos, raios e trovoadas.

Entre os locais que estão sendo atingidos pelas fortes chuvas estão Santo Antônio de Jesus, Mutuípe, Ilhéus, Itabuna, Wanderley e Ibotirama. 

Na cidade de Itabuna, por exemplo, o aumento do nível do Rio Cachoeira, em Ferradas, preocupa os moradores. O rio já subiu quase seis metros desde que as chuvas começaram a atingir a Bahia nos últimos dias.

O aumento do nível do rio acendeu alerta para moradores das áreas ribeirinhas, como Ferradas, Nova Itabuna, Rua da Bananeira, no bairro Lomanto, e Vila da Paz. Com as chuvas, o rio pode acabar transbordando e invadindo imóveis.

E não foi só em Itabuna que houve aumento do nível do rio. Em Medeiros Neto, no extremo sul do estado, o Rio Alcobaça, que corta a cidade, subiu quatro metros. Isso fez com que ruas do centro da cidade ficassem alagadas.

No oeste baiano, em Ibotirama, também teve muita chuva. Mais de 109mm foram registrados nas últimas 48h. 

Em outros municípios, como Luís Eduardo Magalhães, foram registrados mais de 67mm. Em Barreiras, mais de 58mm.

Na cidade de Wanderley, a situação também se complicou. O temporal que atingiu o município causou alagamentos e deixou famílias desalojadas. Com o acúmulo de água, o riacho Tijucuçú acabou transbordando. Famílias que ficaram ilhadas precisaram ser levadas para a Escola Municipal Isaías Silva.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp