Cidades

Embasa desliga mais de 90 'gatos de água' em Porto Seguro

Reprodução
Técnicos da Embasa estimam que cerca de 2.000 metros cúbicos de água eram perdidos por mês  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 18/10/2023, às 18h29   Cadastrado por Victória Valentina


FacebookTwitterWhatsApp

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) retirou, neste mês de outubro, mais de 90 ligações clandestinas no distrito de Vera Cruz, em Porto Seguro. Após a supressão das fraudes, a empresa implantou uma nova rede de abastecimento regular de água e efetuou o cadastramento dos moradores, permitindo aos usuários a regularização do serviço.

Segundo os técnicos que atuaram no serviço, cerca de 2.000 metros cúbicos de água eram perdidos por mês. “Esse desvio da água prejudica todo mundo, inclusive quem comete essa prática, pois a ligação clandestina expõe a água distribuída pela rede a contaminantes externos, colocando em risco a saúde das pessoas”, explica o gerente local da Embasa, Ricardo Pacheco. 

A ligação clandestina, popularmente conhecida como "gato de água", prejudica a pressão na rede e a eficiência do abastecimento, causando intermitência no fornecimento de água durante períodos do dia para quem paga pelo serviço e para quem não paga.

“A conta paga pelo usuário remunera o serviço prestado para que água potável chegue na porta do domicílio. Esse serviço inclui a captação da água nos mananciais, a adução, tratamento, distribuição e monitoramento da qualidade da água fornecida. O cidadão que não paga por esse serviço essencial, compromete a própria qualidade e sustentabilidade da sua prestação”, explica Adrineia Andrade, gerente comercial da Embasa. 

Crime

Quando o "gato de água" é comprovado, o usuário é notificado, paga multa, além de arcar com os custos de um possível dano ou violação. Além disso, o autor pode responder pelo crime de furto (Art. 155 do Código Penal).  

O usuário que estiver nessa situação deve procurar um ponto de atendimento da empresa e regularizar sua ligação, evitando problemas com a polícia e multas. A população pode denunciar anonimamente as situações de fraude pelo 0800 0555 195. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp