Cidades

Funcionários do Samu de Feira de Santana denunciam condições precárias de trabalho; veja vídeo

Reprodução/MídiaNinjaFSA
De acordo com socorristas do Samu, falta água, papel higiênico e utensílios básicos na saúde como desfibrilador  |   Bnews - Divulgação Reprodução/MídiaNinjaFSA

Publicado em 08/08/2023, às 22h12   Cadastrado por Victória Valentina


FacebookTwitterWhatsApp

Uma denúncia feita por funcionários do Sistema de Atendimento de Urgência e Emergência (Samu), em Feira de Santana foi exposta nas redes sociais nesta terça-feira (8). Através do perfil MídiaNinjaFSA no Instagram, profissionais mostram paredes descascando, galão de água vazio no refeitório, além de socorristas tendo que trocar de roupa no pátio onde ficam as ambulâncias.

"Lá no Samu estamos vivendo uma verdadeira lástima. Falta o básico. Cortou água, papel higiênico levamos de casa, fora os itens que estão faltando nas unidades. Soro hoje só fica no máximo 3, antes eram 7, hoje temos que escolher em qual paciente botar soro", relatou um motorista ao perfil.

Ainda de acordo com o denunciante, falta até desfibrilador em unidades básicas do município. "Falta desfibrilador, um aparelho que é de fundamental importância em ocorrências de parada cardiorrespiratorias. Não tem tesouras, nós compramos para não passar vergonha nas ocorrências. Hoje o Samu não tem rádio comunicador, uma ferramenta importante para agilizar a ocorrência, os médicos fazem as ocorrências manuais, uma verdadeiro retrocesso já que isso foi feito quando inaugurou o Samu”, complementou.

Além da condição precária, os funcionários citaram problemas envolvendo assédio moral. "Escalas tendenciosas que favorecem pessoas que são conivente com os descaso. Os chefes de frota, Jorge Mário Freitas e Elival, chamam os condutores de desgraça, cabrunco e tantos outros xingamentos a qual a coordenação faz vista grossa, inclusive um condutor que está afastado deu uma queixa do Jorge por assédio", relatou uma técnica de enfermagem. 

O BNews entrou em contato com a prefeitura de Feira de Santana para apurar as denúnicas, mas não obteve retorno até a publicação da matéria.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp