Cidades

Hospital regional reforça equipe para atender queimados durante São João da Bahia

Divulgação/Sesab
O acréscimo na equipe do hospital regional chega a 50% durante o período junino  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Sesab

Publicado em 24/06/2023, às 10h44   Cadastrado por Pedro Moraes


FacebookTwitterWhatsApp

Os atendimentos dentro do Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus (HRSAJ) receberam um acréscimo de cerca de 50% no seu efetivo. A medida compreende o período do São João deste ano. As equipes estão envolvidas na Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ).

"Nossa preocupação é com a estrutura. É uma região que, historicamente, tem um aumento de mais de 50% nas queimaduras de bomba no mês de junho. A gente espera que nada aconteça, mas se acontecer, a assistência está garantida", detalhou a secretária de Saúde do Estado, Roberta Santana, que esteve no local nesta sexta-feira (23), ao lado do governador Jerônimo Rodrigues (PT).

A UTQ contabiliza 21 leitos, onde 14 são para adultos e outros sete pediátricos. Todos os compartimentos possuem a capacidade de atender casos de baixa e média complexidade, curativos e procedimentos cirúrgicos. Vale ressaltar que, nesta sexta, somente dois estavam ocupados. Somente em junho, foram 14 atendimentos realizados, enquanto, neste ano, são 104.

O acréscimo na equipe do hospital regional chega a 50% durante o período junino. Foto: Divulgação/Sesab
O acréscimo na equipe do hospital regional chega a 50% durante o período junino. Foto: Divulgação/Sesab

"Em sendo um paciente de grande complexidade, ele é atendido, fica na unidade em suporte intensivo, dentro das indicações, e automaticamente colocado em tela da Central de Regulação para transferência para o serviço do HGE ", explica o cirurgião plástico Paulo Plessim Filho, da UTQ.

De forma direta, o HRSAJ atende uma região composta por 32 municípios e mais de 900 mil habitantes. 

"Mas, como somos uma unidade de referência de queimados para todo o estado da Bahia, a gente recebe pacientes de todo o estado através da Central Estadual de Regulação", apontou Antônio Carlos Neto, diretor técnico do HRSAJ.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp