Cidades

Indígena é morta durante conflito com ruralistas no Sul da Bahia

Divulgação / SSP
Equipe da Polícia Militar apreendeu armas, flechas e foice com os envolvidos no confronto  |   Bnews - Divulgação Divulgação / SSP
Davi Lemos

por Davi Lemos

[email protected]

Publicado em 21/01/2024, às 16h09 - Atualizado às 17h21


FacebookTwitterWhatsApp

A indígena Maria de Fátima Muniz de Andrade, conhecida como "Nega Pataxó", morreu neste domingo (21) após contronto entre indígenas e fazendeiros que tentaram retomar terreno em Potiraguá, região Sul da Bahia. Ela recebeu atendimento no Hospital de Potiraguá. O cacique Naílton e um integrante do movimento Invasão Zero seguem internados.

Equipes da Polícia Militar apreenderam quatro armas de fogo na manhã deste domingo (21), após o confronto entre os fazendeiros do movimento intitulado Invasão Zero e indígenas. 

Durante o embate, além de Nega Pataxó, que não resistiu, o cacique Nailton foi atingido por disparo de arma de fogo. Um ruralista, que não teve o nome divulgado pela Secretaria da Segurança Pública, foi atingido por flecha. Eles foram levados à unidade hospitalar que fica a 20 quilômetros do local do confronto.

Com dois homens apontados como integrantes do grupo Invasão Zero, os PMs apreenderam duas pistolas, dois revólveres, carregadores e munições. Flecha e foice encontradas no local também foram recolhidas. A dupla e as armas de fogo foram apresentadas na Delegacia Territorial (DT) de Itapetinga.

A Secretaria da Segurança Pública determinou reforço do patrulhamento na região com unidades territoriais e especializadas da PM. Equipes da Polícia Civil também estão na região coletando depoimentos, possíveis imagens, entre outros indícios.

Foto: Reprodução
Ruralistas reunidos antes do conflito com indígenas

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp