Cidades

Mais de 70 famílias estão desabrigadas em Jitaúna após Rio de Contas transbordar; assista

Reprodução/Vídeo
“Passamos o dia em pânico”, relatou prefeito Marcelo Pecorelli sobre a situação em Jitaúna neste domingo (25)  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Vídeo
Beatriz Araújo

por Beatriz Araújo

[email protected]

Publicado em 26/12/2022, às 11h57


FacebookTwitterWhatsApp

As chuvas que atingem o interior da Bahia já têm causado diversos transtornos à cidade de Jitaúna, localizada na região sudoeste. Imagens obtidas pelo BNews mostram os estragos registrados no município desde o transbordamento do Rio de Contas, provocado pela grande quantidade de água que tem soltado da Barragem de Pedra. Em entrevista ao BNews, o prefeito de Jitaúna, Marcelo Pecorelli, informou que a cidade já soma um total de 70 famílias desabrigadas. 

“Desde ontem, às 11h, que a gente ficou sabendo que a barragem iria soltar muita água, a gente começou a tirar as pessoas que moram próximo à beira do rio. Já tiramos mais de 70 famílias que foram levadas para abrigos em diversas escolas do município”, informou Pecorelli.

Nos vídeos obtidos pela reportagem é possível ver diversas ruas e casas alagadas, além de vítimas sendo transportadas com auxílio de bote salva-vidas.

Assista:

O prefeito relatou a cidade já tem sido atingida pelas chuvas há diversos dias, mas a situação foi complicada em razão da grande quantidade de água liberada pela Barragem de Pedra, localizada no município de Jequié, que teve todas as suas comportas abertas, desde o último domingo (25).

“Passamos o dia em pânico”, relatou. “Já está chovendo tem muitos dias, mas essa água é a que soltou da Barragem de Pedra”, conta.  

No momento, o gestor no municipal diz já estar recebendo apoio para lidar com os danos causados pelos alagamentos no município. “O governador eleito [Jerônimo Rodrigues], já ligou para a gente e está marcando agora uma reunião, por videoconferência, às 11h, para ver o que é que vai poder estar nos ajudando”, disse. “O ex-prefeito Patrick Lopes, que hoje é deputado estadual, também está aqui dando um suporte”, emendou.

As mais de 70 famílias desabrigadas foram levadas para escolas municipais, que têm servido de apoio para as vítimas dos alagamentos. “Estamos com cinco escolas, todas as escolas estão cheias, e nós estamos auxiliando essas famílias desabrigadas com alimentação e itens de higiene pessoal”, afirmou Pecorelli. “O município está dando todo o suporte”, garantiu.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp