Cidades

Prefeito que desautorizou PMs por 'mandar na cidade' volta atrás e lamenta episódio

Reprodução/Redes sociais
O prefeito foi filmando desautorizando PMs de multar um homem que estava com som alto  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Redes sociais

Publicado em 21/09/2022, às 12h43   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O prefeito de Água Fria, no centro-norte do estado, Renan Araújo Barros (PL), conhecido como Renan de Ziza, que foi filmado desautorizando uma abordagem policial com a justificativa de “mandar no município”, voltou atrás e pediu desculpa às forças policiais por meio de uma nota emitida pela sua equipe nesta quarta-feira (21). O caso aconteceu no último sábado (17).

O gestor não gostou do fato dos policiais militares da 97ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) aplicarem uma multa por pertubação do sossego a um homem dono de um som automotivo. “Eles se acham super-homens e não são nada. Deixem eles multar!”, desdenhou Renan de Ziza.

Na nota emitida por sua equipe, o prefeito diz que lamenta o ocorrido e que “como cidadão e homem de bem” não poderia aceitar que o homem fosse multado. Ele classifica a ação policial como “abuso de autoridade”.

Também por meio de nota, a Polícia Militar informou que o Comando de Policiamento Regional Leste (CPRL), responsável pelo efetivo lotado na 97ª CIPM), adotou "as providências legais junto ao Ministério Público e à União dos Municípios da Bahia (UPB)".

Confira o comunicado na íntegra:

"O Prefeito Renan Barros lamenta o ocorrido no dia 17 do mês em curso com a guarnição da polícia militar no Município de Agua Fria.

Contudo, diante da situação que presenciou, se viu, como cidadão e homem de bem, no direito de defender um munícipe aguafriense que estava injustamente sendo abordado e tendo seu veículo multado, sem qualquer motivação para tanto, em nítido ato de abuso de autoridade (Lei n. 13.869/19).

Como todos sabem, compete ao município regular e disciplinar as atividades desenvolvidas no seu território e, naquela localidade, não havia qualquer violação à legislação.

Não há que se falar em perturbação do sossego e da ordem pois não havia qualquer reclamação ou denúncia que tivesse motivado a atuação da guarnição da PM.

Apesar dos ânimos exaltados, o Prefeito manifesta seu respeito à instituição Polícia Militar e a reconhece a sua importância para a sociedade.

Jamais foi sua intenção desrespeitar qualquer dos agentes públicos envolvidos no fato. Porém, o Prefeito jamais será omisso na defesa dos direitos dos cidadãos aguafrienses.

Prefeito Renan de Ziza".

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp