Cidades

Servidores aposentados de Ipiaú protestam contra anúncio de demissões

Reprodução Giro Ipiau
O decreto municipal, divulgado em maio de 2022, determina a demissão de 263 servidores públicos  |   Bnews - Divulgação Reprodução Giro Ipiau

Publicado em 19/12/2022, às 14h30   Cadastrado por Catarina Alcantara


FacebookTwitterWhatsApp

Professores e outros servidores do município baiano de Ipiaú que ainda exercem atividades na Prefeitura estão prestes a serem exonerados por um decreto municipal, baseado em decisão do Supremo Tribunal Federal. Por este motivo, foram realizados nos últimos dois sábados atos de panfletagem e protesto nas ruas para mobilizar e sensibilizar o poder executivo contra as referidas demissões.

O decreto municipal, divulgado em maio de 2022, determina a demissão de 263 servidores públicos.


A professora Thatiana Eça, diretora-geral da  APLB local, informou ao site Giro Ipiaú que existem casos de profissionais da educação que o rendimento mensal vai despencar de mais ou menos R$ 5 mil para um salário mínimo, que é o valor de sua aposentadoria.

“A diretora frisa ainda que a LUTA é grande pela garantia de direitos desses profissionais que tem licenças-prêmio que nunca foram usufruídas e/ou pecuniadas, além de outros direitos como: referências e classes que são, legalmente, amparadas no Plano de Cargos e Salários e que não estão sendo pagas. A gestão municipal de Ipiaú iniciou esse processo administrativo investigatório com a finalidade de realizar o desligamento desses servidores sem pagamento de nenhum dos direitos citados acima. É muita crueldade ser demitido sem nenhum direito respeitado”, comentou por meio de nota.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp