Cidades

Trabalhadores do ferry-boat cruzam os braços e atrasam saída de embarcações em Salvador

Joilson César/BNews
Categoria protesta na manhã desta terça-feira (31)  |   Bnews - Divulgação Joilson César/BNews

Publicado em 31/01/2023, às 08h08 - Atualizado às 09h08   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

Cerca de 40 trabalhadores que atuam no sistema ferry-boat protestam por melhores condições de trabalho, na manhã desta terça-feira (31). Eles estão organizados no desembarque do Terminal São Joaquim, em Salvador. Por causa disso, as saídas de 7h e 8h estão suspensas.

De acordo com a os trabalhadores, eles têm sido agredidos durante o desempenho de suas funções e a Internacional Travessia, administradora do sistema, não tem atendidos aos pedidos da categoria.
Eles alegam que tentaram falar até mesmo com o diretor da geral, mas foram expulsos.

No domingo (29), dois funcionários foram agredidos por dois homens no Terminal de Bom Despacho, na Ilha de Itaparica. Os suspeitos foram levados à delegacia.

Segundo a Internacional Travessias, os trabalhadores tentaram impedir que os suspeitos passassem pelas catracas do terminal, depois que capacidade máxima de embarque foi atingida. A Polícia Militar chegou a ser chamada até o local.

Imagens gravadas por passageiros do ferry mostram o momento em que os homens chegam a derrubar um dos funcionários no chão e o chutam. Por causa disso, uma confusão generalizada se formou no local, mas foi dispersada em seguida.

Procurada pela reportagem, a Internacional enviou a seguinte nota. 

Comunicado

A respeito do caso da agressão sofrida domingo (29) por funcionário no terminal do ferry-boat e a manifestação da categoria no dia de hoje, terça-feira (31), a Internacional Travessias Salvador informa que:
1. A empresa tem equipe de segurança que atua dentro das instalações, ainda assim, devido ao número de pessoas em momentos de maior demanda, vem realizando esforços para ampliar a segurança nas áreas dos terminais, inclusive com solicitação formal junto à Polícia Militar, que nos atende, na medida das possibilidades, dentro da parceria existente.
2. O caso de agressão ocorrido recentemente foi pontual e fortuito, com os agressores identificados e detidos; eles estavam alterados por uso de bebida alcóolica, um caso de polícia.
3. A empresa tem total solidariedade pela equipe de profissionais que trabalha nas áreas, em especial as de linha de frente, e atua para garantir sua segurança. Estamos em contato frequente com o sindicato, inclusive solicitando seu apoio, para entendimento e soluções que contemplem as questões aqui mencionadas.

Internacional Travessias Salvador

Longo atraso
Há alguns meses, motoristas e pedestres que necessitam fazem a travessia sofrem com longa espera para embarcar. Na semana passada, os passageiros chegaram a esperar por mais de duas horas. A empresa não tem justificado a demora.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp