Cidades

VÍDEO: Homem demora para receber atendimento e morre na recepção da UPA de Camaçari

Reprodução/Redes sociais
Homem chegou a receber massagem cardíaca de atendente da SAMU, mas morreu na UPA  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Redes sociais

Publicado em 09/01/2024, às 22h29 - Atualizado às 22h37   Cadastrado por Victória Valentina


FacebookTwitterWhatsApp

Um homem morreu nesta terça-feira (9), no chão da recepção de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Gleba A/Gravatá, em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador. Segundo informações preliminares, o rapaz, identificado como Gilson Valêncio Silva, de 48 anos, saiu de casa com quadro de parada cardiorrespiratória e foi levado para o Hospital Geral de Camaçari, mas não conseguiu atendimento na unidade, que só recebe pacientes através de regulação.

A vítima então foi levada para a UPA, mas teria demorado para receber atendimento e morreu no local. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram uma técnica do SAMU fazendo massagem cardíaca. Depois, outros profissionais tentam reanimá-lo, mas sem sucesso. 

Conforme relato de testemunha ao site Camaçari Notícias, o acompanhante da vítima chegou a pedir uma cadeira de rodas, mas ninguém se manifestou.

Em nota enviada ao BNews, a Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria da Saúde (Sesau), informou que Gilson deu entrada na UPA com quadro de parada cardiorrespiratória e sem responder aos chamados da equipe. 

"O paciente foi levado por familiares à unidade de saúde, e após adentrarem a recepção da UPA deitaram o paciente no chão. De pronto, os socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) iniciaram o atendimento de emergência devido o quadro apresentado pelo paciente, e em seguida Gilson foi levado para a sala vermelha, onde a equipe continuou o trabalho de reanimação cardíaca, não obtendo resposta as tentativas e constatando o óbito. Segundo relatos da irmã do paciente, Gilson era epilético e logo após o almoço entrou em quadro convulsivo, não respondendo aos chamados da família", disse a pasta.

Ainda em nota, a Sesau informou que lamenta o falecimento do paciente e se solidariza com a família.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp