Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: o menudo da discórdia e a PPP problemática

Imagem Na Sombra do Poder: o menudo da discórdia e a PPP problemática
Os bastidores da política baiana  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 31/05/2018, às 00h00   Editoria de Política


FacebookTwitterWhatsApp

Menudo da discórdia

A articulação de Bruno Barral, nos bastidores, para ser candidato a prefeito de Lauro de Freitas em 2020 com as bênçãos de ACM Neto (DEM) causou discórdia no ninho dos menudos. O jovem gestor não vem rendendo resultados satisfatórios que o chefe do Thomé de Souza gostaria de ver. Fontes do BNews relatam que a paciência do prefeito está chegando no limite. 

PPP... de pepino

O diretor de Iluminação Pública de Salvador, Júnior Magalhães, enfrenta o primeiro obstáculo judicial com a licitação da PPP de iluminação da capital baiana. Com valor de contrato estimado em R$ 1,5 bilhão, a concessão tem atraído olhares de grandes empresas do setor. A briga só está começando e a suspensão da licitação por determinação da Justiça a pedido de uma concorrente é só o primeiro round.

Longe do caos

Enquanto o caos imperava no país, uma importante cidade da Região Metropolitana de Salvador estava “à deriva”. O prefeito de Mata de São João, Marcelo Oliveira, desfrutava dos encantos da Disney na terra do Tio Sam enquanto os munícipes tentavam sobreviver à tormenta. 

Olho aberto

Por falar em efeitos da greve dos caminhoneiros, políticos baianos tentaram capitalizar em cima do apoio dado pela população à pauta dos transportadores de carga. Mas, em ano eleitoral, os manifestos oportunistas não ecoaram. 

Moral em alta

A inauguração da policlínica regional de saúde em Feira de Santana provocou alguns casos curiosos. O principal foi o prefeito de Barreiras, Zito Barbosa, nome histórico no DEM, que deixou o oeste baiano com a Bahia Farm Show em andamento, para participar do ato na Princesa do Sertão ao lado do governador Rui Costa, do PT.

Diplomacia

Divulgação/Presidência AL-BA

O prefeito de Feira, Colbert Martins (MDB), diz que esteve no evento em nome da relação institucional. De modo discreto, evitou fotos ao lado do governador Rui Costa, candidato à reeleição pelo PT em outubro.

Fui, mas voltei

Luciano Pinheiro (PDT), prefeito de Euclides da Cunha, deixa claro que se ACM Neto (DEM) fosse o candidato da oposição, apoiaria o democrata. Neto, inclusive, apoiou o pedetista para presidente da UPB. Sem o líder oposicionista no páreo, Luciano diz que sentou com o governador petista e segue na base de apoio ao governo. Em Feira, na inauguração da policlínica, saiu com uma ambulância para sua cidade. É a lei da sobrevivência.

Voo da águia

Tem político com bom trânsito no Palácio Thomé de Souza prestas a cair nas garras da Águia de Haia. O nome do pré-candidato a deputado estadual consta na lista quente de denunciados pelo Ministério Público Federal por envolvimento no esquema liderado pelo empresário Kells Belarmino Mendes.

Corre, corre

Na corrida pela Câmara dos Deputados, o ex-chefe de Gabinete da Prefeitura de Salvador, João Roma, tem registrado seu diário de bordo nas redes sociais. No domingo, o republicano correu, literalmente, com o Grupamento de Operações Especiais da Guarda Civil Municipal, na Paralela. A empolgação e disciplina do pernambucano renderam comentários entre os colegas do meio político em grupos no WhatsApp. 

Parada no oeste

No oeste baiano, a greve dos caminhoneiros foi, inicialmente, apoiada por grande parte da população e de produtores do setor agrícola. Em Luís Eduardo Magalhães, diversos estabelecimentos comerciais, e até médicos, fecharam as portas e pregaram nas fachadas mensagem em apoio à greve. Até aí, tudo bem, o segmento produtivo depende do diesel para tudo. Entretanto, o prolongamento da paralisação mudou o cenário e, no oitavo dia, já se via muita gente se queixando. O “timing” foi perdido.

Apoio seleto

Por lá, também impressionou o número de caminhonetes de luxo com mensagem em apoio a uma intervenção militar. Não que seja a maioria, mas é um fenômeno que não pode ser ignorado. Aliás, não é só caminhonete de luxo que estampa mensagens pró-militarismo, carros populares também veiculam propaganda pedindo intervenção.

A LEM

Os taxistas não estão felizes com o desempenho do prefeito de Luís Eduardo Magalhães, Oziel Oliveira (PSD), no que diz respeito a asfaltamento. Dizem que a promessa de tocar obras não está sendo cumprida. Oziel responde: “a cidade está sendo construída e estamos tocando agora 200 mil m³ de asfalto. É um volume grande. Estamos tocando várias obras. Pela demanda de uma cidade grande, com 100 mil habitantes, é preciso ter em mente que chegaremos lá”.

Percalços do progresso

As estradas que ligam Salvador a Luís Eduardo Magalhães estão todas muito boas. A reportagem do BNews viajou de ônibus até o município localizado a quase mil quilômetros da capital, e os motoristas elogiaram. Entre trechos de estradas federais e estaduais, o ponto crítico fica por conta da iluminação escassa.

Oportunidade

Na volta da equipe do BNews do oeste baiano para Salvador, uma parada em Itaberaba, por volta das 22h, chamou a atenção. Um sanfoneiro aproveitava para tocar alguns clássicos do forró, enquanto os passageiros desciam para jantar. Após matar uma graninha, desabafou: “a gente faz o que pode se virar neste período. Tá difícil, mas Deus ajuda quem trabalha”. É o baiano acreditando em dias melhores... Assista:


Parada na AL-BA

Se já é difícil, em ano eleitoral, ter votações, reuniões nas comissões e sessões plenárias na Assembleia Legislativa, imagine com a greve... Maioria das comissões vazia pela manhã e, à tarde, plenário sequer registrava abertura de sessão. Não havia quórum suficiente. 

De olho no feriadão

Os dias de greve antecederam o feriadão de Corpus Christi. Teve deputado que marcou presença e reclamou da ausência dos colegas: “era melhor, então, ter oficializado que não teria nada essa semana. Não querem trabalhar”, esbravejou um parlamentar enquanto caminhava por um dos corredores do Legislativo.

Coma com moderação

No restaurante da AL-BA, reservado aos mais de 2 mil funcionários da Casa, também houve reflexo da greve dos caminhoneiros. Com pouca comida, informativos nas paredes pediam consumo moderado e compreensão dos servidores. Ao BNews, Angelo Coronel, chefe do Legislativo, afirma que há estoque para as próximas 48h. Como a Casa só retorna as atividades na segunda (4), a torcida é para que a greve termine até lá.

Retoques finais

O mês de junho costuma ser, em ano eleitoral, de definições nas chapas majoritárias. No grupo de oposição ao governador Rui Costa (PT), os retoques finais estão indicando, cada vez mais, a forte possibilidade de presença feminina na chapa. A estratégia é uma cartada para tentar dar uma leveza numa conjuntura um tanto quanto pesada. Vários nomes surgem na jogada, mas até agora, só o de Ireuda do PRB tem sido publicizado.

Estou aqui

O senador Roberto Muniz (PP) deu uma deixa para o grupo governista ao qual pertence na Bahia. Em entrevista ao Se Liga Bocão, na Itapoan FM, não levantou a hipótese de ser suplente mais uma vez ao Senado. Disse que não foi procurado para conversar sobre o assunto. Quem ouviu, interpretou que a fala foi um aceno.

Briga pela titularidade, ou não

A suplência ainda é um território almejado por partidos menores do grupo do governo. Há, no PCdoB, a esperança da suplência de Jaques Wagner. No PSB, ainda há briga pela titularidade, mas uma eventual vaga no banco de reservas também pode ser apresentada. E o PR? Com o leilão de ficar entre Rui e Neto, acredita-se que não terá espaço nessa história.

A força do irmão

O PSC continua pressionando para que a segunda vaga de senador na chapa de José Ronaldo (DEM) fique com o deputado federal Irmão Lázaro. Em conversa com o BNews, o deputado estadual Heber Santana (PSC) reiterou que, se o pleito não for atendido, o partido lançará uma candidatura avulsa à Casa Alta do Congresso Nacional. Santana argumenta que a motivação de Lázaro é a ‘crença no projeto’ já que ‘está sacrificando o caminho mais fácil’, que é a reeleição para deputado, para se colocar à disposição da majoritária. É a busca por um discurso que seja conveniente.

Queda livre à vista

Há quem comemore o fato de Bolsonaro ter ultrapassado Marina Silva no levantamento da Paraná Pesquisas sobre a preferência do público eleitor baiano para a Presidência da República. No entanto, o número com Lula é o dobro do que Bolsonaro conseguiu sem o petista no páreo. Ou seja: a alegria dos 'bolsomitos' baianos não durará muito tempo. Quando Lula indicar quem será seu candidato... aí já sabe... a casa cai.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp

Tags