Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: um Dois de Julho the flash

Arquivo BNews / Reprodução
Os bastidores da política baiana  |   Bnews - Divulgação Arquivo BNews / Reprodução

Publicado em 05/07/2018, às 00h00   Editoria de Política


FacebookTwitterWhatsApp

Dois de Julho the flash

O desfile em comemoração ao Dois de Julho deste ano marcou pelo caráter the flash que teve. O governador Rui Costa (PT), chamado pelos seguidores de Correria, fez jus ao apelido. Sobrou até para as fanfarras escolares que saíram bem antes. A comitiva de Rui, quando passava, era atropelando todos à sua frente. A escolas tinham que se espremer. Coitadas. Mas, a toque de caixa, às 9h da manhã, o petista já passava da casa de Jorge Amado, no Pelourinho.

Pimenta no cortejo

O Dois de Julho deste ano parece ter deixado um saldo amargo para o prefeito ACM Neto. Servidores municipais não perderam tempo ao longo do cortejo e, com frequência, conseguiam emplacar gritos de protestos contra o gestor soteropolitano. Quando a temperatura subiu entre prós e contra Neto, sobrou spray de pimenta para todo mundo. Quem acionou... não se sabe.

Corre

Ainda sobre a pressa no desfile, Wagner deu no pé sozinho com Fatinha. Não quis conta de ficar em cortejo de Rui. Algumas línguas ferinas dizem que, do mesmo jeito que Neto se afastou das malas de Geddel, Rui quer passar longe de uns certos relógios. Será que foi isso?

Área vip I

Quem conseguiu um lugar VIP para assistir a entrega das flores pelas autoridades no monumento da Independência, na Lapinha, foi o deputado federal João Gualberto (PSDB). A foto acima diz tudo.

Área vip II

Por falar em vista privilegiada, quem assistiu a banda passar, ou melhor, ao cortejo passar em boa vida foi o vereador e presidente do Sindicato dos Rodoviários, Hélio Ferreira (PCdoB). A militância do PCdoB levou faixas e protestos contra mundos e fundos. Ferreira adotou estilo mais low-profile.

Ciro, Ciro

Quem acompanhou Ciro Gomes no desfile da Independência da Bahia,conta que o pré-candidato a presidente da República pelo PDT teve um momento de fúria no trajeto após ser provocado por um desconhecido. “A gente precisa combater o fascismo”, bradava o pedetista.

Piada pronta

O pré-candidato a deputado federal, João Roma, foi alvo de uma piada pronta no meio do povão enquanto participava do Dois de Julho. Um homem aproximou do ex-chefe de gabinete de ACM Neto e gritou: “Quem tem boca...?” A turma no entorno caiu na gargalhada. Aliás, vai a Roma ou vaia Roma?

Susto

No Dois de Julho, o secretário de Mobilidade, Fábio Mota, anunciou que vai enviar o plano de regulamentação do Uber pra Câmara de Salvador. Teve gente do Palácio Thomé de Souza que deu um pulo da cadeira quando soube da informação.

Não desce

A base do prefeito está indigesta com essa história desse projeto do Uber. O caso, em um ano eleitoral, vai render polêmica como a dos servidores. A categoria dos motoristas do aplicativo e a dos taxistas são fortes e barulhentas. O troco pode sobrar para os pré-candidatos aliados do Palácio Thomé de Souza.

Preocupação

Um assessor confidenciou: “Parece que o prefeito, como não vai ser candidato à reeleição, não tem pensado nos vereadores da base, que vão tentar a urna na eleição de 2020. Parece que tá cada um por si e Deus por todos”.

Da Luz em Brasília

O eterno candidato Da Luz (PRTB) vai tentar uma cadeira na Câmara Federal. Quer ir para a capital federal, Brasília. Pela foto que postou nas redes sociais, já foi. Da Luz na Brasília ou em Brasília? Agora vai!

Afago

Depois de ter a vida íntima exposta nas redes sociais pelo ex-companheiro, a ex-presidente da UPB, Maria Quitéria, recebeu um apoio público de ninguém menos do que a secretária de Políticas para Mulheres do Estado da Bahia, Julieta Palmeira. O afago à ex-prefeita de Cardeal da Silva está na imagem acima.

Duda Mendonça, o retorno

Marqueteiro baiano Duda Mendonça reapareceu publicamente. Foi clicado ao lado do músico e compositor Manno Góes comemorando o resultado do jogo do Brasil contra o México. A aparição, coincidência ou não, veio depois que Edison Fachin, ministro do STF, homologou a delação premiada do marqueteiro. 

Sinal amarelo

Na Câmara de Vereadores, um grupo de servidores teve as férias suspensas após um acordo no Colégio de Líderes. Segundo o presidente Leo Prates, se a Casa não suspendesse o benefício até janeiro, não teria dinheiro em caixa para pagar o abono no fim do ano. O chefe do Legislativo explica que teve que apertar o cinto por causa da implantação do plano de carreira dos servidores. Apesar da manobra prudente, teve servidor que não gostou da ideia de não ter as férias já programadas. 

Sinal vermelho

Parece que também tem vereador pré-candidato chateado com as decisões do presidente. Não foi em comum acordo que Prates determinou o "turnão" da Câmara. Alguns edis não concordaram com a redução do horário por acharem que isso prejudicará o andamento da pré-campanha política. O presidente explica que consultou os líderes da Casa e teve a sugestão bem recebida. Enquanto os vereadores fizeram bico, os funcionários, ora na bronca no caso das férias, adoraram. Vá entender...

Na bronca

Já na AL-BA, teve deputado da base governista soltando os cachorros contra o Palácio de Ondina. “Não me ligue mais para mandar vir aqui na sessão votar a LDO. A gente quer votar e o governador não quer”, disse um parlamentar a um dos funcionários da bancada do governo. A questão é: os governistas colocaram em pauta a LDO e, ao mesmo tempo, o governador inaugurou uma UPA em Vitória da Conquista, levando metade da base. Teve político que nem representa o município na Casa, mas estava lá para sair bonito na foto em ano de eleição.

Não quero a vice

De um tucano sobre Irmão Lázaro (PSC) bater pé firme que só quer a vaga para disputar o Senado na chapa majoritária de Zé Ronaldo (DEM): “Ah! Assim é porreta. Eu também quero ser presidente da República”. Vamos ver até onde o PSC vai. Em tempo: tem gente apostando que ele não sai sozinho para pleitear o Senado.

O festeiro

O São João e o São Pedro foram uma diversão só para o deputado federal mais votado da Bahia, o emedebista Lúcio Vieira Lima. Vamos aos registros:  

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp