Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: Objeto não identificado

Reprodução/ Redes sociais
Os bastidores da política baiana  |   Bnews - Divulgação Reprodução/ Redes sociais

Publicado em 26/09/2019, às 05h00   Editoria de Política


FacebookTwitterWhatsApp

Objeto estranho não identificado

Na busca e apreensão realizada na casa de um advogado investigado pela PF no caso dos desembargadores do TRT-5, os investigadores estranharam um objeto de borracha longo e de tamanho GG encontrado no local. Os policiais questionaram o acusado sobre a finalidade do objeto, mas ficaram sem resposta. Segue como um objeto não identificado...

Bellintani desafia Rui

Fontes ligadas à coluna Na Sombra do Poder garantem que a mobilização de Guilherme Bellintani de boicotar o preço da cerveja comercializada na Arena Fonte Nova não agradou à alta cúpula do governo Rui Costa (PT). O próprio governador teria tomado o assunto para si e não estaria nem um pouco contente com o presidente do Esporte Clube Bahia e sua diretoria. Será que vai azedar o namoro para 2020?

Que base é essa?

A base do prefeito ACM Neto (DEM) desapareceu do mapa na sessão desta quarta (25) na Câmara Municipal de Salvador, em um movimento muito suspeito. O presidente da Casa, Geraldo Júnior (SD), convocou a turma para votar o empréstimo de R$ 104 milhões que a prefeitura solicita à Caixa Econômica Federal, mas o líder do bloco, Paulo Magalhães Jr. (PV), só chegou ao plenário depois que a sessão havia encerrado. Alexandre Aleluia (DEM), presidente da CCJ, também não convocou o colegiado. Que base é essa?

#tbt: A ponte que nos separa

Um #tbt recente para decretar a falência da máxima 'construa pontes, não muros'. Pois é, o prefeito ACM Neto e o vice-governador João Leão estão aí de prova.

Pra frente, Sucupira!
Apesar dos “entretantos” e das “todavias”, o discurso de Jair Bolsonaro (PSL) na ONU não se compara à oratória garbosa e tocante do glorioso, do inenarrável e do inoxidável Odorico Paraguaçu, pois ele nunca enferruja em nossas mentes sãs em tempos áureos de administração sucupirana! Deixando o texto de Rolando Lero de lado, confira só o vídeo que foi resgatado dos arquivos da TV Globo e que rodou a internet nas últimas semanas; “bread, bread, cheese, cheese”!

“Nhem, nhem, nhem”

O governador Rui Costa (PT) deu uma declaração interessante à imprensa, nesta quarta-feira (25), ao comentar a queda de braço entre João Leão (PP) e ACM Neto (DEM) sobre a ponte Salvador-Itaparica. Logo reclamou: “o povo não quer nhem, nhem, nhem”. Eis que para a moçada mais nova, surgiu logo um single juvenil na cabeça. Escuta só a trilha sonora dessa contenda ponteana.



Associação

A foto do prefeito ACM Neto vestido de jaleco da Federação Única dos Petroleiros causou um zum zum zum nos bastidores e fez muita gente lembrar de registros do ex-presidente Lula em tempo das vacas gordas do pré-sal. Só faltou Neto posar de mãos pretas no Instagram.

Banda de menudos
Quando a vergonha é grande demais, a gente compartilha com os amigos. Foi o que Neto e o seu secretariado fizeram, numa tentativa desajeitada de soar popular cantarolando o repertório de Edson Gomes. Detalhe para Luiz Galvão: o rei do 'chora cavaco' também se aventura pelo reggae music.

Love

Na inauguração da Rua Miguel Calmon, no Comércio, ACM Neto não poupou elogios ao deputado federal João Roma (PRB). Disse que ele está sempre ao lado e “faz um trabalho respeitável”, acrescentando as carícias: “é uma figura por quem eu tenho muito respeito e carinho”. O love é uma pista sobre 2020? A sintonia estava até na combinação de camisas brancas, fechando o ritual de todo baiano às sextas-feiras.

Com a moral em alta
Quem também está com a moral em alta é Ana Paula Matos, que hoje chefia a Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre). Com perfil técnico e discreto, ela ganhou sucessivos afagos do patrão no ato de entrega do Núcleo de Apoio para População de Rua (Nuar), na quarta-feira (25), também no Comércio.

Senhora Roma
Corre o boato na rádio-corredor da Câmara que Roberta Roma, esposa de João Roma, é pré-candidata a vereadora. Desde a campanha do marido, ela dava sinais de intenções eleitorais. Colava em tudo com ele. Até o representou em diversos eventos nas andanças em comunidades.

Ai pai, para!

E ainda sobre ela, vale destacar uma publicação feita pela Senhora Roma nas redes socais. Os olhinhos revirados do deputado federal chamam atenção. E a legenda? Ai pai, para!

Mamilos são sempre polêmicos

Chamou atenção a recente publicação feita pelo secretário de Cultura e Turismo do prefeito ACM Neto nas redes sociais, Claudio Tinoco (DEM). Com os mamilos de fora, em pleno domingo, fez questão de mostrar que, mesmo em casa, no descanso, o trabalho não para. O peito cabeludo, à la Tony Ramos, fez sucesso.

De volta
E por falar nisso, não adianta Alex Mine se animar. Tinoco deve voltar à Câmara até abril. Motivo? Se colocará à reeleição para vereador. Com isso, reassume o mandato no próximo ano. Há quem diga que tem força para ser um dos mais votados do partido no próximo pleito. Veremos.

Alhos por bugalhos

Da ida do Bonitão à Câmara de Salvador surgiram algumas pérolas que não passaram batidas pelos jornalistas que cobrem a Casa. João Leão errou o nome de diversos vereadores: chamou Aladilce de Adalice; Marcelle de Marcell; e Sidininho ficou Sidinho. Prontamente, logo consertou. Mas a gente não deixa passar nada...

Acenos
Para contornar o embaraço, o cacique do PP na Bahia brincou que colocará uma banda de música na entrada da Câmara para cortejar vereadores e levá-los para o seu partido – hoje sem nenhuma representação na Casa.

Piada pronta
Enquanto esperava pelo desembarque de Leão nas escadarias do Paço Municipal, um grupo de vereadores fez piada sobre o tempo de espera. "Tá vindo pela ponte?", cochichou um deles, para o riso geral da vereança.

Volta, Temer!

Bem que Marun, antigo Todo Poderoso do Planalto, largou a pérola que a gestão Michel Temer deixaria saudades. E não é que tem feito? A JetSMART vai iniciar a sua operação de voos a baixo custo pela Bahia. No discurso, em coletiva, o governador Rui Costa (PT) estava no céu de brigadeiro com a novidade, que deve atrair chilenos para a Bahia e levar os baianos para o Chile. A abertura do capital 100% estrangeiro para companhias aéreas foi arte do ex-vice de Dilma Rousseff (PT) já no final do mandato como presidente. Ou seja, até que não foi tão ruim assim, né verdade? (risos)

Temperamento do cão
Um deputado foi convidado para um programa de rádio e uma pessoa da equipe recusou o convite, alegando que o parlamentar era "temperamental" demais e qualquer declaração solta na entrevista poderia prejudicá-lo em processos futuros.

Na ponga de Dulce

No desespero para ressurgir politicamente, o ex-prefeito de Santo Amaro, Ricardo Machado tropeçou de novo. Ele lançou um movimento político junto com a esposa batizado de 'Amor e Fé' e não demorou para o povo perceber que se tratava do mesmo título que encampa a campanha de Irmã Dulce, que em breve virará Santa. As boas línguas dizem que, como não ficou nada para ele tirar da cidade, só restou a Machado tirar vantagens da beata. Deus tá vendo!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp