Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder – Retrospectiva 2019

Imagem Na Sombra do Poder – Retrospectiva 2019
Os bastidores da política baiana  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 26/12/2019, às 05h00   Editoria de Política


FacebookTwitterWhatsApp

O ano de 2019 foi recheado na política brasileira e principalmente na Bahia. Brigas, discussões, operações da PF, movimentações na Justiça. E claro, esta coluna não deixou passar nada. Confira as melhores de 2019.

JANEIRO

Um Bonfim de reencontro
Nada mais chamou a atenção na Lavagem do Bonfim deste ano do que a cena em que Rui Costa (PT) e ACM Neto (DEM), adversários políticos com acalorados debates de outrora, deram a mão um ao outro e rezaram juntos no ato ecumênico na frente da Igreja da Conceição da Praia. Tudo bem, não é ano eleitoral, a bandeira branca parece estar levantada, tamanho foi o entrosamento. Mas deixa só 2020 chegar um pouco mais...

O esperado
Aguardado na festa, Guilherme Bellintani deu as caras de bermuda e camisa do Bahia. A curiosidade era sobre em que grupo iria se inserir, se do governador Rui Costa, como mostram os últimos indícios de aproximação, ou ao lado dos velhos companheiros de prefeitura. O jovem de passe cobiçado para 2020 deu alguns dribles e despistou sobre o futuro político.

O milionário e sua insônia com a ex
Um empresário baiano conhecido pelos milionários contratos que possui com órgãos públicos tem vivido dias de insônia depois que a Justiça reformou uma decisão na qual fica obrigado a pagar pensão à ex-esposa. Antes, ele teria que pagar um montante equivalente a 10 salários mínimos. A ex-companheira recorreu e um juiz decidiu: a pensão passará a ser de 50 salários mínimos. Na ponta do lápis: quase R$ 50 mil.

Os dissabores e bastidores do festival de posses
Na posse do governador Rui Costa (PT), nada chamou mais a atenção do que o vestido de Eleusa Coronel, esposa do presidente da Assembleia Legislativa, Angelo Coronel (PSD). Fala-se que ofuscou até o brilho da primeira-dama do estado, Aline Peixoto, que compareceu com vestido discreto. Não foi a primeira vez que a primeira-dama do Legislativo roubou a cena com roupas de cores extravagantes. 

O que tem chamado a atenção na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) um deputado que flerta com os ideais bolsonaristas, mas carrega consigo uma contradição levantada por colegas: é gay, embora mantenha sua orientação sexual longe do público. O líder em Brasília já começou a canetar os direitos LGBTs. 

Filho de peixe, peixinho é
O filho de um famoso prefeito de uma cidade no sul da Bahia está dando dor de cabeça em muita gente. O jovem vive a aplicar calote em uma série de fornecedores na região. A fama pegou legal no rapaz enrolado e a turma já está ameaçando entregar o garotão e o pai ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Como diz o provérbio: quem viver, verá.

Mau cheiro das quentinhas...
Fontes ligadas a esta coluna dão como certa uma investigação minuciosa do Ministério Público estadual em cima das empresas fornecedoras de quentinhas com fartos contratos no Governo do Estado. A turma joga dentro das quatro linhas do campo: vai de presídios a grandes hospitais e tem deixado alguns promotores intrigados com as vultuosas cifras que movimentam. 

...e os guardiões do império
Nessa história das quentinhas, outros fatores despertaram a curiosidade do membros do MP: os figurões que estão por trás de tais suspeitos contratos e desfilam pelos shoppings centers da cidade alardeando que conseguem a solução de todos os problemas com fulano e sicrano. A coisa ficou tão séria que alguns empresários do ramo alimentício já começaram a diversificar seus negócios. Basta uma olhada nas colunas sociais da capital baiana para dar de cara com os novos negócios que estão em operação. Em bom baianês: isso vai feder.

FEVEREIRO

A mandatária oculta
As contratações de atrações artísticas estão em alta nos bastidores da prefeitura de Santo Antônio de Jesus. Mas, calma. Não são para o Carnaval, folia que vem logo ali. As tratativas versam sobre os festejos juninos na cidade. O BNews soube que quem está dando as cartas no assunto é a irmã do prefeito. As conversas com os interessados nos contratos só ocorrem sob sigilo para que o caso não tome proporções maiores antes do tempo. 

Tempos modernos
Um famoso e rico empresário de Salvador anima o carnaval do Corredor da Vitória com direito a tudo e mais um pouco. Há quem diga que o convite se estende a travestis para a 'Folia do Sexo' e muito mais! A farra do empresário não é de agora, ele habitualmente realiza o que chamam de 'orgia carnavalesca', convidando, inclusive, a companheira por e-mail para fazer parte da festa com confetes, serpetinas e mascarados. 

O prefeito cabeça quente
Um prefeito metido a bonitão no Recôncavo baiano foi acometido de uma síndrome um tanto comum e anda triste, cabisbaixo. A cidade toda já comenta que ele está desconfiado de um possível ‘zignal’ da digníssima esposa. Sempre que chega em casa, olha dentro dos armários, embaixo da cama, na varanda, na garagem, vasculha tudo que é cômodo para se livrar do incômodo pensamento que lhe ronda. Dizem que o jovem matador sai sempre antes de ser pego no flagra pelo prefeito cabeça quente.

Adriano OAS, uma carga explosiva
Tal qual uma bomba explosiva, o executivo da OAS, Adriano Santana Quadros, delatou e levou para o epicentro da sua lista de recebedores de caixa dois e propina diversos políticos do entorno de Jaques Wagner (PT) na Bahia. Foi ele um dos delatores responsáveis por fazer eclodir a operação da Polícia Federal no caso da Torre Pituba. E o detalhe, entre os delatados, ninguém admite conhecer o ‘homem-pólvora’.

MARÇO

Carnaval do fight Rui x Neto
Como era esperado, governo do estado e prefeitura de Salvador entraram em rota de colisão em meio à folia carnavalesca. O clima amistoso na abertura oficial da folia ficou só por ali mesmo. Rui Costa (PT) defendeu a redução dos dias de festas em Salvador e o gestor da capital, prefeito ACM Neto (DEM) foi incisivo: deixou claro que isso, ao menos até o final do seu mandato, não ocorrerá. E ainda, nas entrelinhas, disse que o governador precisará eleger alguém da sua base em 2020 para que tais mudanças ocorram.

Blindado, Pimentel respira
A passagem de Alberto Pimentel, secretário do Trabalho, Esporte e Lazer, pela Câmara de Salvador foi enigmática. A fúria demonstrada previamente por alguns vereadores, tanto oposicionistas quanto governistas, para que o auxiliar do prefeito ACM Neto (DEM) explicasse a atuação de um policial na pasta sem ser nomeado arrefeceu no plenário da Casa. O tom ameno nas abordagens deixou o convocado à vontade. Resta saber se a crise será dada por encerrada nas cercanias do Palácio Thomé de Souza e do Paço Municipal.

A ilha da fantasia
Nas bandas da Ilha de Itaparica, o turismo está se esvaindo, vide as constantes reclamações de moradores diante do cenário de abandono encontrado em alguns pontos. Em Vera Cruz, o secretário de Turismo afirma que tudo vai muito bem, mil maravilhas. A preocupação com a estrutura da cidade foi tanta que gastou quase R$ 700 mil em festa, a Bye Bye Verão com uns quatro nomes de peso. Para completar, surgiu uma casa de shows misteriosa no cenário. Quem estaria por trás de tudo isso na ilha da fantasia?

Esquema fraudulento
A Operação Kepler, desdobramento da Copérnico, lançou estilhaços pelos ares e muita gente anda a procurar por um abrigo. Investigadores ficaram incrédulos com o modus operandi da turma do esquema no Instituto Médico de Gestão Integrada (IMEGI), cuja direção é formada por ex-funcionários do Instituto Médico Cardiológico da Bahia (IMCBA), alvo da Copérnico em 2016. Deu para entender a essência da engenharia? PF e CGU ainda darão nomes aos bois.

ABRIL

Imegi, a bomba-relógio
Desde que a Polícia Federal bateu em cima do suposto esquema da contratação do Instituto Médico de Gestão Integrada (Imegi) na Secretaria de Saúde de Salvador, tem muita gente sem dormir na cidade. Após as buscas e apreensões de documentos, o que se comenta é que o Imegi passou a ser uma bomba-relógio com pavio em chamas e prestes a explodir. E os efeitos, dizem, são imensuráveis. 

Briga de titãs
O pau quebrou entre dois pepistas na reunião do partido nesta semana. O deputado federal Mário Negromonte Jr. discutiu feio com o presidente do partido e vice-governador João Leão. Sim, com o bonitão. Isso porque Mário Junior queria indicar um secretário para a gestão de Rui, e não foi atendido. O pepista mirim soltou os cachorros em cima do Leão. Foi xingamento para lá, gritaria para cá, e a turma do “quieta comoda” entrou em ação para apaziguar os ânimos. Depois do barraco, dizem as más línguas que Mário foi apelar para o pai, “o painho”, para resolver o mal-estar.

Depois da reforma, a bagunça: os bastidores da votação na CMS
1 - A Câmara Municipal de Salvador (CMS) ainda assimila a bagunça que a aprovação da minirreforma administrativa do prefeito ACM Neto (DEM) deixou na Casa. Estremeceu, pela primeira vez, a relação entre vereadores de oposição e o presidente Geraldo Júnior (SD), que foi publicamente acusado de tocar a votação “como um trator”;
2 – Nos bastidores, a especulação é que o chefe legislativo teria assegurado a Neto a aprovação do projeto como um aceno de pacificação, depois de flertes seguidos com aliados do governador Rui Costa (PT). Geraldo nega piamente; 
3 - A bancada governista, patrulhada pelo assessor da prancheta [como já revelou a NSP], deu amém à matéria que chegou ao Plenário com tramitação arranhada na comissão conjunta de Transporte e Orçamento. O colegiado deu sinal verde ao texto antes de completar o prazo regimental para a entrega de pareceres de vereadores que haviam pedido vistas;
4 – Um governista muito fiel ao Palácio Thomé de Souza foi integralmente favorável à reforma, mas torceu o bico para a forma como o bonde andou. Disse que, se a condução estivesse sobre seus ombros seria fiel também aos prazos regimentais;
5 – Por outro lado, causou estranheza que oposicionistas que tinham voz na comissão conjunta sequer tentaram barrar o avanço do projeto ao Plenário.

A irmã do prefeito do meu amigo
No Recôncavo baiano, a irmã do prefeito do meu amigo é quem contrata as bandas para o maior São João da região. A jovem senta com empresários de forró, empresários de iluminação e de palco para negociar os valores. Há quem diga que bandas que custam R$ 30 mil saem aos cofres municipais por até R$ 100 mil. É aguardar para ver se a irmã do prefeito do meu amigo vai dar uma ajudinha àquela banda.

MAIO

O Atirador
Considerado por muitos políticos municipais como o “atirador” da gestão do prefeito ACM Neto, um jovem membro do Executivo da capital baiana foi visto no camarote do Show de Jorge e Matheus, no último dia 1º de maio, com seu rifle apontado para todas que passavam. Em uma dessas investidas nas moçoilas que estavam no espaço VIP do evento, o protótipo de garanhão foi repreendido por um amigo palaciano: a moça é delegada de polícia e estava na companhia do namorado. Rapidamente, ele disfarçou e saiu do espaço com cara de paisagem. A moça já o teria marcado e jurou ir à forra. Pobre lobinho...

A Era dos vices
Bruno Reis (DEM) está nas nuvens. O prefeito ACM Neto (DEM) embarcou para Londres, nesta quarta-feira (15), e deixou oficialmente o comando da cidade sob os cuidados do vice-prefeito mais ansioso do Brasil. Até domingo (19), o moço vai se lambuzar com os plenos poderes do Palácio Thomé de Souza e ensaiar os passos que sonha repetir de 2020 em diante, caso seja realmente escolhido como candidato do grupo para tentar nas urnas a sucessão. Próxima segunda-feira (20), ACM Neto reassume os trabalhos e Bruno Reis deixa o trono.

O amigo do irmão do amigo da AL-BA
Na gestão passada, o dono da pasta rosa da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) tocava o terror com a sua lista de demissão embaixo do braço. Ficava de vigília ao lado da portaria principal da Casa dizendo a um e a outro que o nome constava na lista de demissão. Após deixar as dependências do Palácio Luís Eduardo Magalhães, antes do início da nova gestão, o “irmão” passou a transitar de Mercedes para cima e para baixo rindo da cara da sociedade. Ao Ministério Público recomenda-se abrir os olhos para aqueles que têm bens incompatíveis com os rendimentos. Aí tem coisa!

JUNHO

Um brinde à built to suit
Após aprovação do projeto "built to suit", alguns empresários do ramo imobiliário e advogados foram vistos comemorando em um restaurante japonês, no bairro Graça, em Salvador, com muito champanhe e gim, dos caros. Quem viu a célebre reunião dos afortunados, garantiu que eles estavam comemorando por mais 25 a 30 anos de aluguéis polpudos vindos dos cofres municipais. É aguardar para ver...

Flagra no Valentine's Day
Um antigo secretário da gestão Rui Costa foi pego de surpresa na semana dos namorados almoçando com uma bela “repórter” de uma TV baiana na orla da soterópolis. O casal degustava uma salada de camarão em um luxuoso restaurante de frutos do mar próximo ao Centro de Convenções. Quando o gestor foi avisado pelo motorista que a sua digníssima estava rondando o local, correu para pedir a conta e deixou o local de fininho. Quem não deve não teme, “doutor”!    

Fogueira queimando em Feira
A prévia da eleição em Feira de Santana está aquecida. Apesar da última pesquisa ter apontado Zé Neto (PT) na liderança, há muitos indecisos no processo. Há apostas que Carlos Geilson está no encalço do petista. Colbert Martins (MDB) tem a caneta na mão, mas rabisca uma gestão que vai de mal a pior. Ainda assim, ACM Neto – cacique mor do grupo – ainda não descartou o ventríloquo do seu tabuleiro. Contudo, o desenho real na cidade mostra Zé Ronaldo costurando alianças sem Colbert, que segue queimado na fogueira política da cidade.

Deputado Rivotril
Um membro do legislativo baiano anda com os nervos à flor de pele e ingerindo litros de Rivotril. Segundo informações de Brasília, ele está na mira da Justiça Federal e seria um provável passageiro para o voo Salvador-Curitiba. Quem o viu nesse feriadão pode constatar que o deputado anda bem nervoso e se escondendo dos flashs. Os tentáculos do político iriam de empreiteiras, lixo pelo interior, soja, algodão a bois, muitos bois. Quem o conhece disse que ele se lambuzou. Pesado!

JULHO

O Rei do Gado  
Um peso pesado da política baiana teve algumas cabeças de boi roubadas no Mato Grosso. Até aí, tudo bem. O curioso é que o parlamentar, em nenhum momento, fez questão de dar queixa às autoridades locais. Por que será, hein, amigo? 

Aleluia na solitária
Nos grupos de vereadores é unânime a opinião de que o vereador Alexandre Aleluia está na geladeira. Fontes da NSP dizem que ele está numa espécie de solitária, isolado do parlamento soteropolitano e que teria aprontado com alguns dos edis mais antigos da Casa. Quando ele chega, encerram o papo na hora. Tem gente já falando em isolamento até 2020... Abre o olho, Aleluia.

Discernimento 
O núcleo político que cerca o prefeito ACM Neto (DEM) saiu do desfile cívico do 2 de Julho com o discernimento apurado de que era preciso reagir ao movimento de revelia de alguns aliados que deram fôlego ao bloquinho capitaneado pelo presidente da Câmara, Geraldo Jr. (SD). Antes de recompor as arestas, porém, cabeças do Thomé de Souza tiveram de engolir a seco a jogada ofensiva do futuro ex-aliado Geraldo contra a bancada governista na matéria de isenção do ISS para empresas de ônibus de Salvador. 

O tarado da AL-BA escapou por pouco
Um antigo figurão do alto parlamento baiano voltou a atacar. O tubarão vem usando os velhos métodos que o fizeram sofrer ameaças de denúncias ao MP. Ele chama as estagiárias ao cantinho e oferece algumas benesses em troca de uma carona ou almoço pelas redondezas. Dessa vez, ele se deu mal. Uma das moças abordadas é casada com um policial civil, que montou campana na porta da AL-BA para esperar o bonitão. A sorte é que ele foi chamado para uma audiência externa e se safou da fúria do rapaz. Se respeita, moço.

O vice Ferragamo
Os poucos afortunados que podem desfrutar do luxo de uma peça da marca italiana Salvatore Ferragamo sabem o valor da grife. Rodando pela periferia de Salvador, em busca de um lugar ao sol, o vice-prefeito Bruno Reis (DEM) tem desfilado com suas camisas Ricardo Almeida e, agora, com o cinto de couro legítimo da Salvatore Ferragamo. Pesquisas da Na Sombra do Poder mostraram que os cintos da marca ultrapassam a bagatela de R$ 3 mil e não vendem em nenhuma loja do pobre estado baiano. Todo grifado, é sinal de que o vice anda muito bem.

AGOSTO

Vem encrenca por aí
O ex-deputado Luiz Caetano (PT) corre o risco de sofrer um novo revés na Justiça. O perigo vem da ação civil pública por improbidade administrativa da qual Caetano é réu, pois teria pago despesas de água e luz do Centro Comercial de Camaçari quando foi prefeito da cidade. Depois de ouvir todas as partes, o processo já está pronto para sentença desde junho, quando foram anexadas as alegações finais. Em outras palavras, a decisão do juiz César Augusto Borges de Andrade pode sair a qualquer momento. Segundo o Ministério Público Estadual (MP-BA), o ex-deputado provocou um rombo de R$ 3,7 milhões aos cofres públicos ao pagar as despesas com recursos da prefeitura, quando a responsabilidade pelas contas seria dos permissionários.

Para o MP, a irregularidade gerou “enriquecimento ilícito dos aludidos permissionários, uma vez que exercem estas atividades de natureza comercial, não cabendo ao poder público utilizar-se do dinheiro dos contribuintes para arcar com tais despesas”.

Clube do Milhão
A Lava Jato colocou na mira o Clube do Bilhão, formado por grandes empreiteiros. Pois bem, eis que, na nossa Bahia surge o Clube do Milhão. É isso aí, milhão mesmo! Ele é formado por meia dúzia de novos “empresários” que se reúnem mensalmente em um hotel na Oscar Freire, no Jardins - bairro nobre da capital paulista – e, de lá, decidem os rumos de alguns projetos de municípios graúdos do Estado da Bahia. Vai de obra da educação, passando pela saúde e merenda escolar. Há quem diga que a turma não poupa nada, nem mesmo licitação para compra de material de limpeza de secretarias municipais. Tá até lembrando aquela turma que foi presa mexendo com licitação no Estado e ficou conhecida como “A turma do Menino Maluquinho”. Cuidado, jovens...

A volta do Menino Maluquinho 
Na última semana, o Ministério Público denunciou algumas figuras bastante conhecidas da sociedade soteropolitana (se é que essa existe). Pois bem, a coluna NSP obteve informações pela rádio-peão que o bicho vai pegar para alguns integrantes da “gangue”. Isso porque o “menino(a) maluquinho(a)” não poupou ninguém em seu depoimento e tem gente graúda envolvida nisso tudo. Menino, menina...

Amada amante 
Um jovem secretário soteropolitano tem sido visto ultimamente com sua assessora para baixo e para cima em locais não muito republicanos. As fontes da coluna garantem que o jovem gestor estaria largando a família pela bela moça. A beldade até viagem já está marcando com o amante para a terra da garoa. Lá os pombinhos já não escondem a louca paixão.

Encantador de cavalos
Um jovem empresário baiano conhecido pelo seu talento de encantar cavalos e participar leilões suntuosos pelo Brasil vem sendo monitorado pelas autoridades do Judiciário local já há alguns meses. O rapaz transita muito pelos corredores do Thomé de Souza e, no final de semana, reúne a moçada no Litoral Norte para alguns “rega-bofes” com políticos e empresários do Estado. Ele passeia por alguns segmentos empresariais, indo de licitações com medicamentos a coisas mais robustas. Quem conhece do hobby de criar equinos afirma que seus cavalos e éguas estão entre os melhores no país. Do jeito que o ele vai, em breve vai parar em Curitiba montado em seu alazão.

SETEMBRO

O iluminado
O diretor de Iluminação Pública de Salvador, Júnior Magalhães, está sendo conhecido no meio como “o iluminado”. Rodeado de consórcios, construtoras e empreiteiros, o jovem gestor não sabe como conduzir a licitação. Dizem as boas línguas que tem muita gente graúda com tijolo na mão e cimento no pé apertando o rapaz!

O playboy, a patricinha e Noronha
Um playboy da capital baiana acostumado a transitar nos restaurantes da Bahia Marina e nos hotéis da Rua Chile, está sendo acusado junto com sua “ex patricinha” de aplicar um belo calote em uma agência de viagem local. Os pombinhos foram para o paraíso de Fernando de Noronha desfrutarem alguns dias do requisitado balneário nordestino. A velha história do cartão de crédito. A turma da agência tentou, sem sucesso, cobrar do moçoilo a fatura de mais de 10 mil reais. A jovem moça bastante conhecida de alguns playboys e menudos locais ostentou diversas fotos em seu perfil do Instagram, o que despertou nos “investigadores" da agência que o tour pela Ilha foi um deslumbre regado a vinho rosé e iguarias do arquipélago. A polícia já foi acionada no caso e parece que o que era um passeio pelo litoral vai virar um pesadelo policial...Perdeu playboy.

Objeto estranho não identificado
Na busca e apreensão realizada na casa de um advogado investigado pela PF no caso dos desembargadores do TRT-5, os investigadores estranharam um objeto de borracha longo e de tamanho GG encontrado no local. Os policiais questionaram o acusado sobre a finalidade do objeto, mas ficaram sem resposta. Segue como um objeto não identificado...

Bellintani desafia Rui 
Fontes ligadas à coluna Na Sombra do Poder garantem que a mobilização de Guilherme Bellintani de boicotar o preço da cerveja comercializada na Arena Fonte Nova não agradou à alta cúpula do governo Rui Costa (PT). O próprio governador teria tomado o assunto para si e não estaria nem um pouco contente com o presidente do Esporte Clube Bahia e sua diretoria. Será que vai azedar o namoro para 2020?

É o menininho de papai, é?
O primogênito de um líder político baiano vem dando as cartas quando se trata de administração hospitalar municipal e estadual. O jovem age como um guepardo quando se trata de edital com técnica e preço. O moço não perde uma, muitas vezes até declinando e deixando para o segundo colocado. O papai deve estar orgulhoso com tamanho desempenho, hein?

OUTUBRO

Sargento Pincel
Boa parte dos engasgos que Paulo Magalhães Jr., líder de governo na Câmara de Salvador, passou a ter com seus liderados estaria atrelada à indisposição do chefe de gabinete Kaio Moraes em atender ou dar celeridade a pleitos do bloco que apoia o prefeito ACM Neto no Legislativo. O estilo sargentão lhe rendeu a pecha debochada de Sargento Pincel.

O último a embarcar, apague a luz
O último a embarcar, apague a luz. A comitiva de políticos baianos para a cerimônia de Canonização de Irmã Dulce, no Vaticano, já começou a bater asas para o velho continente. Do Palácio de Ondina ao Thomé de Souza, não restará uma alma em solo soteropolitano para responder pelos Poderes. A exceção é o vice-governador João Leão. Rui Costa, ACM Neto, o vice Bruno Reis, o presidente da AL-BA, Nelson Leal, e Geraldo Júnior, presidente da CMS, estarão em preces à distância. 

Luz Divina
Segundo as boas línguas, tem um toque divino no processo licitatório da iluminação pública de Salvador. Em tempos de canonização de Irmã Dulce poderíamos atribuir à Santa o milagre da luz... mas sqn. A turma da rádio-peão comenta que os “meninos de Deus” levam enorme vantagem no certame, afinal Deus, Luz e Roma andam de mãos dadas desde os nossos antepassados. Amém!

Mais que discurso
A Casa das leis, das ideias e do debate decidiu entrar em cena na questão das manchas de óleo nas praias de Salvador. Mais de duas semanas após os primeiros episódios de poluição em águas soteropolitanas, o prédio da Câmara de Vereadores foi “vestido” por uma faixa preta, estampando uma mensagem forte, mas enigmática. “Somos mais que discurso”. A pergunta é: os vereadores vão meter a mão na massa e fazer mutirão nas areias?      

Um estranho no ninho 
Sumido dos holofotes desde que deixou a Sucom, o advogado Sílvio Pinheiro - conhecido também por alguns amigos como Kiko, da série mexicana Chaves - participou de um jantar na cidade ao lado dos pré-candidatos Guilherme Bellintani e Geraldo Júnior. Até aí tudo bem, os três são 'muy amigos'. O que impressionou a turma dos menudos ligados ao Thomé de Souza foi a ousadia dele em posar para algumas fotos de rede social. Fontes da Coluna afirmaram que a galera do prefeito ACM Neto, amigo pessoal do advogado, teria ficado P da vida com o rapaz, já que até a torcida do Flamengo já sabe que nem o presidente da Câmara e nem o mandatário do Esporte Clube Bahia andam de amores com o cacique soteropolitano - pelo contrário, estão de malas prontas para a base do governador Rui Costa, através de dois famosos marketeiros baianos.

NOVEMBRO

James Bond no Detran
Um investigador de alta patente da polícia está infiltrado no Detran-BA. Isso porque as atrocidades que foram feitas antes da gestão do atual superintendente Rodrigo Pimentel foram encaminhadas ao Gaeco do MP-BA e à Polícia Federal. O que foi levantado por esse jovem rapaz é coisa de deixar qualquer um Fernandinho Beira-Mar de cabelo em pé. A turma das letrinhas foi de Santa Catarina ao Maranhão e não teve nenhum mansinho nessas falcatruas. O governador Rui Costa autorizou o cacique do órgão a fazer a limpa, expulsar de lá os políticos de diferentes correntes e até filho de peixe grande vai no bolo.

Menudos em São Paulo
Na última semana, o prefeito ACM Neto lançou seu tão sonhado Réveillon na terra da garoa. O lançamento foi um tremendo sucesso por lá, porém um fato chamou a atenção de nossa equipe, que cobriu atentamente o evento. Uma leva de uns doze menudos, todos vestidos rigidamente de blusa de malha preta e calça à la Zeze Di Camargo, com bainha no tornozelo, desfilava pelo local do evento esperando o jovem prefeito para cortejá-lo e guiá-lo pela noite paulistana. Teve gente até caindo no chão ao tentar andar lado a lado do cacique do Thomé de Souza. Menos, gente...menos.

Uma loira no TJ
Uma servidora muito vistosa e cortejada por algumas figuras do judiciário baiano foi vista embarcando para São Paulo na manhã da operação da PF ao lado de um ex-empresário de transportes local. Há quem diga que seus anos de TJ representam uma pequena caixa preta de quem já frequentou os corredores...O casal desembarcou em Congonhas e embarcou no mesmo Uber Black com destino a Campos do Jordão. O detalhe é: saíram daqui para curtir a serra paulistana em meio a esse turbilhão!?? Aí tem...

Os Mentex
O que Bruno Reis, vice-prefeito de Salvador, Geraldo Júnior, presidente da Câmara, e o empresário Wagner Miau têm em comum? Ultimamente andando pela cidade, os três estão sendo conhecidos como 'Os Mentex'. Com dentes novos, desfilando em shoppings e festas baianas, a galera tem perguntado se é dente de verdade, lente de contato ou até mesmo perereca. A turma do Mentex não perdoa. Dizem até que combinaram um pacote promocional com o mesmo dentista.

DEZEMBRO

Secretário da verdinha
Um antigo secretário do governo petista anda feliz da vida com a liberação de remédios à base de canabis. Consumidor inveterado da erva maldita, o rapaz tratou de acender logo seu baseado pela orla da Barra na terça-feira e baforar quem passava por perto sem a menor preocupação. Pelo jeito liberou geral, né brouu?

Todo Kiko tem seu Nhonho
Depois desta coluna revelar o Kiko, do seriado Chaves, da capital baiana, mais um personagem da comédia mexicana surge no município de Salvador. Desta feita nossa coluna foi buscar o amigo do Kiko: Nhonho e sua cara metade, o presidente da CMS Geraldo Jr. Depois de um belo tratamento odontológico, onde usou lentes de contato na parte superior da arcada dentária, a galera não perdoou e disparou a aparência absoluta com o nosso gordinho da TV Mexicana.

O Jeca taradão do governo
Um gestor do alto escalão do governo do estado vem sendo considerado como o terror das servidoras. O rapaz se vale da posição que tem para assediar as profissionais. A coluna NSP recebeu informação de que duas delas já estão se preparando para apresentar uma queixa no Ministério Público por assédio. No quesito técnico, a pasta do Jeca taradão anda de mal a pior na gestão do ‘Correria’. O governador está de olho nele. O caso é: criatura imitando o criador - entendedores entenderão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp