Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: Secretário em alta

Ilustrativa/ Divulgação/ Reprodução/ Redes sociais/ BNews/ Arquivo
Os bastidores da política baiana  |   Bnews - Divulgação Ilustrativa/ Divulgação/ Reprodução/ Redes sociais/ BNews/ Arquivo

Publicado em 23/01/2020, às 05h00   Editoria de Política


FacebookTwitterWhatsApp

Secretário em alta
Um cacique da gestão municipal quase foi levado aos tribunais de trânsito em Mata de São João, mais especificamente no balneário de Praia do Forte. Tudo porque o jovem executivo estava girando em alta em seu possante quadriciclo pelas ruas da famosa vila, junto a parentes e alguns amigos. A polícia foi acionada de imediato e o rapaz levou aquela bronca do major. Há quem diga que, de pronto, ele recolheu o veículo e finalizou seu fim de semana no litoral com uma tremenda ressaca!

Calote na Penha
Um figurão da pseudo-sociedade baiana está sendo acusado de dar calote no aluguel de uma mansão na famosa Penha, na Ilha de Itaparica. Ele contratou o aluguel por 30 dias e o proprietário não viu sequer uma diária paga em sua conta. O bonitão passou uns 20 dias na esbórnia desfilando pela areia de quadriciclo e moto aquática, porém não pagou nada do aluguel... Está sendo chamado de Zé do Calote na área.

Não me convidaram 

“Não me convidaram pra essa festa pobre que os homens armaram para me convencer”. Já diz o clássico trecho da música “Brasil”, composta por Cazuza e eternizada na voz de Gal Costa. A canção pode ser facilmente alusiva à inauguração do Centro de Convenções, festa vip, só para convidados na noite desta quinta-feira (23), com show de um dos maiores nomes da Música Popular Brasileira, Maria Bethânia. No entanto, teve gente do lado governista que ficou de escanteio. O vice-governador João Leão afirmou que não foi convidado, mas “se recebesse o convite, iria”. Dizem as más línguas que o governador Rui Costa também não foi. O novo Centro de Convenções é um dos carros-chefes da gestão de ACM Neto e se tornou alvo de disputa política entre prefeitura e governo, desde o desabamento do antigo centro, gerido pela gestão estadual. Se na “pré-inauguração” tá assim, imagine o que vem por aí em época de eleição. Comprem a pipoca para ver esse filme!

#TBT

E neste dia de #TBT, vale relembrar uma das cenas trágicas do desabamento do Centro de Convenções da Bahia. A primeira parte do local desabou no dia 23 de setembro de 2016 e uma outra parte caiu em dezembro de 2017. Desde então, houve muita discussão sobre o futuro do equipamento, que está interditado até hoje. À época, o então secretário de Turismo da Bahia, José Alves, chegou a dizer que "a meta é erguer o novo Centro de Convenções e instituir um eficiente modelo de gestão que fortalecerá o turismo de negócios e eventos". Meta não cumprida. 

Tinoco engenheiro

Falando em Turismo na Bahia, um adendo ao secretário de Cultura e Turismo de Salvador, Claudio Tinoco: esse entende de obra, hein? Boné com capacete, Tinoco? Só a engenharia explica. Ou Freud. 

Que boca, viu... 
O sexto sentido do prefeito ACM Neto parece que bate certo. Ontem (22), ao entregar uma encosta com aplicação de geomanta, em Pau Miúdo, ele disse que prefeitura estava pronta pra encarar a chuva que cairia na cidade. Não sabendo ele que, ao fechar a boca, parte da fachada de um prédio abandonado desabava no Comércio. Não demorou muito para a Transalvador e a Guarda Municipal chegarem ao local. Resta saber se o ritmo vai continuar o mesmo caso a chuva fique por aqui até o final de semana.

A bola é minha, eu que mando
Em seu último ano como prefeito de Salvador, ACM Neto resolveu deixar claro quem é que manda na cidade. Alguns observadores mais atentos perceberam que o prefeito quer deixar as digitais da família Magalhães bem firmes no novo Centro de Convenções. O nome do novo equipamento será Antônio Carlos Magalhães, cuja inauguração acontecerá no domingo (26), aniversário de Netinho. Neto quer deixar bem claro que a família dele manda na cidade.

Vice boa, vice ruim

Como noticiado pelo BNews, Leo Prates vai se filiar ao PDT e o partido pretende lançá-lo para concorrer à prefeitura de Salvador. O comentário, até mesmo nacional, é que o acordo é para ser vice de Bruno Reis, pré-candidato a prefeito pelo Democratas. Fontes da NSP dão conta que, a priori, o acordo não é para ser vice. Leo tenta se viabilizar para ser candidato a prefeito, apesar de o cenário ser quase impossível. Pessoas próximas ao secretário fizeram a seguinte análise: essa vice não é boa.  Marcos Medrado ficou oito anos como vice-prefeito, ficou prestigiado e depois saiu de cena. Márcio Duarte ficou quatro anos, depois Edvaldo Brito e, por fim, Célia Sacramento. O único que foi vice e será candidato à sucessão é justamente Bruno Reis. “Não é a vice boa, vice boa é quando você pode se viabilizar para ser sucessor. Bruno vai trabalhar para ficar oito anos”, disse um dos interlocutores, dando a entender que não é uma boa pedida ser vice agora, já que não haverá chances de ser o sucessor. 

Geraldo, abra o olho!
E como já adiantado por esta coluna na semana passada, é bom o presidente da Câmara de Salvador, Geraldo Júnior, tratar de escolher logo e anunciar sua decisão entre a vice de Bruno e o comando da Casa Legislativa. Tudo indica que ele ficará mesmo ao lado de Bruno Reis, com filiação certa para o Republicanos. 

Posse de juiz do TRE-BA vira evento obrigatório
Em ano eleitoral, surpreendeu o grande número de políticos presentes na posse do advogado Henrique Trindade como juiz do TRE-BA (Tribunal Regional Eleitoral da Bahia), no início desta semana. O magistrado é irmão dos vereadores José e Maurício [Trindade]. A contar pelo prestígio do novo juiz, será ele também que vai canetar as impugnações de candidaturas, conceder liminares e derrubar propagandas eleitorais. Vale tudo para se tornar “amigo do juiz”.

Arany x Imprensa

Qual é o receio da secretária de Cultura da Bahia, Arany Santana, em relação à imprensa? A gestora sempre fica cheia de dedos ao ser abordada por jornalistas e põe 1.001 empecilhos para se posicionar sobre assuntos diversos. Nesta semana, procurada pelo BNews para comentar a escolha de Regina Duarte para a Secretaria Nacional de Cultura, ela mandou procurar a sua assessoria e desligou o telefone na cara do repórter. A assessoria, que já tinha sido procurada previamente pela reportagem, por sua vez, adiantou que a gestora não se posicionaria sobre o assunto - isso sem nem ao menos consultá-la. Como dar destaque para a cultura baiana se a chefe máxima do setor se recusa a falar sobre o tema?

Viúva Porcina na Cultura

O BNews foi às ruas saber como os soteropolitanos reagiram ao nome de Regina Duarte para a Secretaria de Cultura do Governo Bolsonaro. Até a Viúva Porcina apareceu! 

Encosta N’eu


Os internautas não perdoaram o cheiro do cangote de Kiki Bispo em ACM Neto. Virou zoeira nas redes sociais. 

Na sua boca eu viro fruta, chupa que é de uva! 

Namore alguém que te olhe como Kiki Bispo olha para Neto. Ou para o picolé de Neto. 

O silêncio da esquerda
Salvo raras exceções, a esquerda integrante da base do governador Rui Costa manteve um silêncio complacente sobre a ocupação e posterior desocupação do Colégio Odorico Tavares. Os pré-candidatos petistas, por exemplo, não se manifestaram até o presente momento. Olívia Santana e Lídice da Mata, que adoram opinar sobre tudo no Facebook, muito menos. 

Alô, CCR!
Quem pega o metrô de Salvador durante a noite precisa ficar em alerta. Não são raros os relatos de importunação durante as viagens. Vai da pregação religiosa ao pedinte. Dizem, inclusive, que o efetivo de seguranças está sendo reduzido no período noturno. Até relatos de assaltos já andam pipocando por aí. A sensação de insegurança está semelhante, inclusive, a dos ônibus que circulam pela capital baiana.

Nada de cooperação

Por falar em CCR, quando ela precisa da imprensa, os profissionais estão lá para ajudar. No entanto, quando não lhe servem mais, ela dificulta o trabalho dos jornalistas, câmeras e fotógrafos. Foi o que aconteceu na quarta-feira (22), quando seguranças da CCR Metrô Bahia bloquearam o campo de visão da imprensa após o desfecho do sequestro no terminal Acesso Norte. O BNews fez o registro do momento: 


Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp