Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: Tornozeleira na Penha

Ilustrativa/ Divulgação/ Reprodução/ Redes sociais/ BNews/ Arquivo
Os bastidores da política baiana  |   Bnews - Divulgação Ilustrativa/ Divulgação/ Reprodução/ Redes sociais/ BNews/ Arquivo

Publicado em 30/01/2020, às 05h00   Editoria de Política


FacebookTwitterWhatsApp

Tornozeleira na Penha

Uma rabada realizada por um político baiano anualmente na Penha atrai alguns empresários e políticos locais. Esse ano em especial, chamou atenção da turma um personagem da Lava Jato bastante espalhafatoso com uma “tornozeleira” de futebol na perna esquerda. Logo, um dos discretos convidados do regabofe disparou para o rapaz: “Que é isso, amigo?”. Do outro lado, veio a cínica resposta: “machuquei o tornozelo em uma pelada”. Todos, na mesma hora, riram do fato, pois o acessório é meramente para esconder o equipamento eletrônico que o mesmo usa para ser monitorado pela Justiça. Cara de pau!

A briga pela vice
Ecoa no corredor da política que o secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas, pode ser o vice de Major Denice, nome que vai ser anunciado pelo PT. Vilas-Boas está tentando se viabilizar. Aguardem os próximos capítulos.

Pais e mestres da saúde


Tem despertado curiosidade em algumas autoridades locais e federais a quantidade de Associações de Proteção à Maternidade e Infância (APMI’s) na Saúde do Estado. Alguns prefeitos considerados kamikazes têm contratado as organizações para gerirem seus hospitais e abocanharem alguns milhões por mês. O curioso é que muitos deles “alugam” esses CNPJs para poderem operar os contratos... Um espanhol bastante conhecido na área tem capitaneado os processos pelo interior da Bahia, jogando solto. Filhos de alguns caciques da política baiana estão no samba de roda. Há quem diga que eles têm coragem de mamar em peito de onça-pintada quando acaba.

Jequié tem três olhos

A cidade de Jequié está ficando conhecida por ter “três olhos”. Isso mesmo. Fontes da NSP afirmam que a gestão municipal vem atuando com três visões diferentes. O prefeito Sérgio da Gameleira, que se encontra em viagem aos “States”, vai ter que explicar a história ao MP e na Câmara de Vereadores sobre a anomalia que vem ocorrendo em sua gestão. Dizem que os olhos são bastante graúuuuuuuudosssss.

Menudos In Dance

No último domingo (26), o prefeito ACM Neto comemorou seu aniversário em um espaço bacana na Cidade Baixa, rodeado de amigos e alguns “privilegiadíssimos” colegas da política. Um playboy infiltrado no regabofe viu que alguns Menudos vestidos de camisa de linho, bermuda corte reto e mocassim Ferragamo disputavam a pista de dança para pousarem ao lado do cacique do Thomé de Souza. Seria a despedida de alguns dos Menudos da companhia do jovem político?

Moema vai à forra

Em Lauro de Freitas, a “gigante” Moema Gramacho tem alardeado aos quatro cantos que vai à forra contra sua adversária Mirela. Tudo devido aquele bate boca no passado. Por outro lado, Mirela não comenta o fato e vem costurando uma aliança com seu ex-marido, o empresário Teobaldo, que é candidato ao Executivo da mesma cidade ao lado do prefeito ACM Neto, no DEM. O cenário evidencia um racha com a turma de João Gualberto, que tenta emplacar Mateus Reis na chapa contra Moema. Aos mais próximos, a atual gestora afirma que vai ser luta de Titãs e que ela tem o chamego do colega dos tempos de Sindiquímica, o governador Rui Costa. A briga vai ser boa.

“Tijolinho por tijolinho”
A música do filho do sertanejo Bruno, da dupla com Marrone, cai como uma luva na sucessão municipal de Salvador. Alguns players da construção civil local já começaram a disputar, com unhas e dentes, espaço para “apoiar” as chapas que se formam para o certame. Como não existe jantar de graça , é bom botarem as barbas de molho porque o MP e a PF estarão bem atentos às doações polpudas e aos posteriores contratos quando algum deles se tornar vitorioso. Em outubro, de tijolinho por tijolinho as contas vão engordando.

Quem tem medo da Major?

A decisão, quase que tomada, sobre a Major Denice ser a candidata do governo estadual para o pleito da capital despertou em alguns caciques locais reações diferentes. Uns disseram à Coluna que agora fechou o caixão mesmo e Bruno Reis está eleito com os pés nas costas. Já outros mais prudentes botaram as barbas de molho e preferem esperar as próximas pesquisas. Ninguém sabe do que a oficial da PM é capaz de aprontar nos próximos sete meses. Uma coisa é certa: medo de marmanjo ela não tem!

Otto está fora de Salvador

Alguns mais próximos do senador Otto Alencar afirmaram à NSP que o cacique não vai se meter na sucessão da capital e vai focar no interior do Estado. Tudo porque o médico Carlista está focado em 2022 e já garantiu que não abrirá mão do Executivo estadual. Ele deixará o senador Jaques Wagner com cabelos ainda mais brancos para desfazer o nó. Problema à vista para o ninho petista.

Pupilo de Câmara

Quem está trabalhando nos bastidores e agregando apoios na Cidade Baixa, de olho em uma das 43 cadeiras na Câmara de Salvador, é o tucano Sérgio Kabrocha. A reaproximação do PSDB da gestão municipal e o desgaste de alguns candidatos dessa região da cidade, a exemplo de Vado Malassombrado, tem posicionado bem o pupilo do deputado Paulo Câmara. Ele vê em Kabrocha a possibilidade de manter espaço no Legislativo soteropolitano. Lembrando que os tucanos deixaram claro que só abriram mão da candidatura própria porque fizeram parte da negociação com Bruno para ampliar a bancada na Câmara.

Tic tac
Muita gente ficou sem entender a organização da inauguração do Centro de Convenções de Salvador. Marcam o evento para 10h, o prefeito chega após o meio dia, enquanto os mortais sofriam no calor à espera de Claudia Leitte. Debaixo de sol quente, o público e os profissionais presentes acabaram pagando R$ 5 na água mineral. Falando nisso, os preços das comidas e bebidas do espaço causaram indignação: tudo o olho da cara!

O Galã do Tinder

O vereador Sidninho entrou na nova moda do Insta. Detalhe: largou a foto do galã Cauã Reymond no momento "Tinder". Qualquer semelhança é mera coincidência. Tá valendo a zoação, vereador!

Forças ocultas 

Em meio aos guardiões imperiais, um inimigo. Serão essas as forças ocultas que Geraldinho tanto fala? Pelo visto, estavam todos na inauguração do Centro de Convenções. 

Timbalada 
"Hoje tem batuque, tem magia. Essa mistura contagia. Venha ver o que é que dá". O vice Bruno Reis incorporou o timbaleiro e postou nas redes sociais um batuque bem Nutella pra quem se diz menino do Calabar. Aqui entre nós, já estão dizendo por aí que Bruno está treinando para entrar no grupo Timbaleiros de Cristo, do Pastor Sargento Isidório, tido como seu principal adversário no pleito municipal. Outros já dizem que Bruno batuca para espantar a popularidade de Isidório, que aparece liderando pesquisas. Seja por qual motivo for, uma coisa é certa: o atual vice precisa melhorar na batida, porque como timbaleiro raiz, é um bom político.

Se nada der certo...
Após oito anos como prefeito de Salvador, além de mudar de chip, ACM Neto poderá atuar como mestre de cerimônia. Acho que por isso já foi ensaiando ao chamar Claudia Leitte para subir ao palco, na inauguração do Centro de Convenções da capital baiana.

Dois pesos, uma quebrança
A escada rolante do Centro de Convenções de Salvador interrompeu o serviço durante a inauguração do equipamento para a população. Quando voltou a funcionar, eis que sobe o prefeito ACM Neto e o presidente da Câmara, Geraldo Júnior. Eles mal conseguiram chegar no meio da escada porque ela resolveu parar novamente. Ironicamente ou não, a Secult divulgou em nota que o aparelho parou de funcionar por excesso de peso. Basta saber se foi a carga das 'forças ocultas'.


Odoyá
O governador Rui Costa, mais uma vez, vai contrariar as orientações do ex-presidente e comandante do PT, Luiz Inácio Lula da Silva. Enquanto Lula orienta que o partido se aproxime dos evangélicos, Rui anuncia o candidato da sigla na Festa de Iemanjá. A conta não fecha!

Por outro lado, os evangélicos... 
Falando em se aproximar dos evangélicos, a fala de Lula sobre ter um "jeitão de pastor" deixou o deputado federal baiano, pastor Abílio Santana furioso. Ele bradou “só se for pastor alemão” e criticou o fato de o ex-presidente querer aproximação com os evangélicos. 

Perdeu, pae!
A GL, empresa que administra o novo Centro de Convenções (da prefeitura), esteve nas mãos de Pelegrino antes do desabamento do antigo Centro de Convenções (do governo estadual). Que ironia do destino!

Forçou a barra
Durante a assinatura da ordem de serviço para construção da USF do Vale das Muriçocas, o secretário Leo Prates anunciou o nome da unidade: Lealdina Bastos, uma homenagem a uma ex-secretária que morreu na semana passada. Ele não perdeu oportunidade de politizar. “Quem faz empoderamento feminino na prefeitura municipal sou eu...”, finalizou com esta frase.

Carballal Melancia
Quem acompanha os eventos do prefeito ACM Neto sabe que é falha grave ir vestido de vermelho. Parece que o vereador Henrique Carballal, ex-petista, desconhece a regra. No lançamento do aplicativo Vida Mais Cidadão, o edil, por enquanto verdista, compareceu com a cor proibida e endossou a piada já conhecida na CMS: Carballal Melancia, verde por fora, vermelho por dentro.

Abuso da SSP-BA

Tudo bem que a Lei de Abuso de Autoridade modificou a divulgação de notícias policiais, só não justifica a Comunicação da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) pagar mico ou insultar a inteligência dos jornalistas enviando foto do baralho do crime sem imagem ou nome do suspeito (proibidos agora por causa da lei). Podiam ter poupado os jornalistas de dormirem sem essa e enviado só o texto. Próxima vez, coloca pelo menos um “emoji” parecido com o suspeito que corresponde à carta.

Botou pra jogo

O deputado federal João Roma estava bem à vontade durante a inauguração do novo Centro de Convenções de Salvador, no último domingo (26), na orla da Boca do Rio. Com uma bermudinha bege estilo loja de departamento, o republicano resolveu botar as "cambitas" pra jogo!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp