Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: O mago dos directs

Pixabay/ Arquivo BNews/ Reprodução/ Redes sociais
Os bastidores da política baiana  |   Bnews - Divulgação Pixabay/ Arquivo BNews/ Reprodução/ Redes sociais

Publicado em 11/06/2020, às 05h00   Editoria de Política


FacebookTwitterWhatsApp

O mago dos directs
Um atuante secretário da gestão municipal de Salvador vem sendo considerado um mago na arte de direcionar mensagens calientes privadas para servidoras, jornalistas, apresentadoras de TV e algumas dançarinas de bandas. Uma delas afirmou à NSP que promete divulgar os prints, caso o rapaz não peça desculpas pelo abuso. Ela garante que até nudes já rolaram, mas dessa vez o moço se deu mal...

Pedra no sapato

A caminhada de quase quatro meses contra a pandemia da Covid-19 começou a ficar desconfortável na Bahia. Isso porque uma figura importante do governo virou uma pedra no sapato do governo após ter o nome citado numa suspeita de superfaturamento na compra de equipamentos. A menção a Bruno Dauster, ex-chefe da Casa Civil, na Operação Ragnarok colocou em suspeição todo o trabalho real que acontece no front para salvar vidas. É uma pedra no sapato que o governo não vê a hora de tirar.

Falta de ar

A dificuldade nacional em comprar respiradores ganhou contorno policial aqui na Bahia e deixou o governador Rui Costa sem ar por alguns instantes. O petista ainda digere amargamente o cenário infortuno que custou a cabeça do ex-todo-poderoso Bruno Dauster.

Munição
O dissabor se estende ao campo político, pois já se espera uma ofensiva dos opositores sobre o assunto, tanto na Bahia quanto no plano federal, onde o presidente Jair Bolsonaro reúne munição contra o petista baiano. A escalada de Rui para 2022 terá o primeiro teste de fogo.

De galera
A oposição a Rui na Bahia, a propósito, ganhou uma chance de sair do marasmo com a criação de uma frente interestadual que contestará o Consórcio de governadores do Nordeste – o “cinturão vermelho” que sustenta o recall de votos da esquerda no Brasil. Vamos ver se agora, indo de galera, o deputados estaduais da Minoria tomam fôlego.

Ensaio para 2021

Ana Paula Matos e Bruno Reis já estão ensaiando para 2021. Depois de ter deixado o comando da Sempre para atender ao prazo de descompatibilização, a “menina dos olhos do Thomé” regressou à função de assessora especial que mantinha desde janeiro de 2017 no gabinete do vice-prefeito. Dizem que a dupla está numa afinidade que só. 

“Bruno me quer”
Falando em arrumações eleitorais, o PR [hoje PL] – que quase noivou com ACM Neto em 2018 – vai acabar se casando com Bruno Reis. O que se escuta nas fileiras dos Liberais é que a sigla está há bastante tempo esquecida pelo governador Rui Costa, mas tem sido lembrada com muito carinho por Bruno. Abílio Santana, deputado federal e presidente do partido em Salvador, tem adiantado a papelada e os preparativos para o casório. Se tudo ocorrer conforme o planejado, o restante da agremiação troca o Palácio de Ondina pelo Thomé de Souza.

Vereador melancia
Carballal surpreendeu mais uma vez ao declarar apoio a Rui Costa no caso da compra de respiradores. Aliado voraz de ACM Neto desde quando foi expulso do PT, o ex-líder de governo na Câmara Municipal de Salvador saiu em defesa do governador no caso da malfadada compra de respiradores. Nos bastidores, já tem gente chamando maldosamente o edil de "vereador melancia": verde por fora e vermelho por dentro. 

O silêncio de Aleluia
É espantoso o nível de radicalismo que o olavista soteropolitano Alexandre Aleluia (DEM) tem adotado após querer ser o representante de Bolsonaro na Bahia. Os "dog whistles" para a direita radical estão cada vez mais evidentes. O vereador, todavia, ficou em silêncio diante das graves acusações que Olavo de Carvalho fez contra o presidente no último fim de semana.

No bico da chuteira

Nomes importantes do cenário eleitoral de Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador, começaram a acenar para a possibilidade de uma ampla frente de oposição à reeleição da prefeita Moema Gramacho. Algumas dessas vozes ainda estão dentro da base de sustentação da petista e têm criticado bastante o jeito dela fazer política "no bico da chuteira", com posturas inflexíveis e arbitrárias com aliados. 

Varejo ou atacado?
Quem agradece é o empresário Teobaldo Costa - hoje principal oponente de Moema - porque pode sair do varejo e disputar em atacado, aproveitando o descontentamento dos moemistas arrependidos. Por outro lado, está em curso o movimento de alguns caciques para fazer surgir uma espécie de terceira via e não entregar de bandeja a conta eleitoral de Lauro ao bilionário do Atakarejo. Passam por esse cenário conversas sobre a disputa pelo governo da Bahia em 2022.

Virou piada 

Depois que o ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello, disse que o Nordeste terá um enfraquecimento da Covid-19, pois geograficamente a região estaria ligada ao inverno do Hemisfério Norte, choveram memes na internet. Além dos artistas, quem entrou na onda também foi a vereadora Aladilce Souza. Oposição a Bolsonaro, ela não perdeu a piada e postou uma foto “com a Barra nevando”. Haja frio!

Zé Corana

O vereador Zé Trindade, ferrenho nos cards exóticos, deu uma de infectologista. Posou com mosquito e tudo no combate à Zika, mas escorregou nas letras ao tentar falar sobre a pandemia do novo coronavírus. Coranavirus, Zé?

Esquisito

Tudo bem que a quarentena está mexendo com a cabeça de muita gente, mas o ex-deputado Ângelo Almeida parece que cruzou, sem volta, a fronteira da sanidade. Ficou esquisito.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp