Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: Melhor tomar sol ou uma dose de bom senso

Divulgação/ Reprodução/ Redes sociais/ Arquivo BNews
Os bastidores da política baiana  |   Bnews - Divulgação Divulgação/ Reprodução/ Redes sociais/ Arquivo BNews

Publicado em 16/07/2020, às 05h00   Editoria de Política


FacebookTwitterWhatsApp

Praia do Forte pronta pra explodir
O famoso balneário no Litoral Norte, conhecido pelas suas belas praias e as famosas tartarugas, está no nível máximo de alerta. Calma, vamos explicar. As tribos que se acumularam ao longo da pandemia nos suntuosos condomínios são das mais diversas correntes: uns do lado A, outros do lado B, outros LGBT. O fato é que já não estão se aturando mais. É amigo brigando com amigo, irmão empurrando irmão na praia, advogado xingando empreiteiro na Vila... e até alguns casais mais assanhados fazendo festas até altas horas. Alguns amigos da NSP já alertaram que a famosa Vila está prestes a explodir com a chegada das eleições. Lobistas não faltam na área C, com charutos e vinhos para cima e para baixo.

Paulinho sem Força

A operação da PF em cima do deputado federal Paulinho da Força teve reflexos em Salvador e deixou muita gente com os cabelos em pé. Alguns ‘amigos’ do sindicalista estão sem dormir, assombrados com a passagem das viaturas pretas pelas regiões do Horto e da Vitória. Na dúvida, muitos deles partiram a mil da capital. Alguns foram surfar, outros velejar, e teve até gente que foi fazer trilha de cavalo no interior. Ô gente Valente...

O último apague a luz
Depois de uma gestão fria à frente da iluminação municipal, o diretor Júnior Magalhães vem sendo comentado nos corredores do Thomé de Souza. A pergunta é: em qual espaço irão colocá-lo? O vice-prefeito Bruno Reis e atual favorito à sucesso municipal não é muito simpático ao jovem gestor. Sempre durão e de difícil articulação com a base do prefeito, a saída dele da gestão é dada como certa, em caso de uma eventual vitória de Bruno. Fontes da NSP já sugeriram aos mais próximos dele que o último apague a luz. 

Morreu na praia
Leo Prates (PDT) nadou, nadou, nadou... e morreu na praia. O titular da Saúde, que desde o ano passado vem provocando espuma ao se colocar como potencial adversário de Bruno Reis (DEM) na corrida pela Prefeitura de Salvador (quando, na verdade, era cotado para a vice), finalmente admitiu que não estará no páreo. 

Prates não decidiu nada

Mas para contornar o recuo previsível, Prates afirmou a jornalistas que “decidiu” ficar na Secretaria. Não, ele foi obrigado a fazer isso, já que o Tribunal Superior Eleitoral nem respondeu ao questionamento feito pelo presidente estadual da sua sigla sobre a viabilidade de sua candidatura mesmo após o vencimento do prazo de desincompatibilização. Nessa quarta (15), seria o último dia para a “nova desincompatibilização”, caso tivesse sido atendido.

Melhor tomar sol
Na semana passada, ACM Neto convocou uma coletiva pra anunciar as medidas restritivas na Liberdade. Pra evitar o sol das 11h, o anúncio foi feito em um espaço de três metros de largura, promovendo um pequeno aglomerado de jornalistas. Como se já não bastasse o temor de estar em um dos bairros mais afetados pela Covid-19. Como diriam: antes tomar sol do que se expor ao coronavírus. #ficaadica 

Uma dose de bom senso

Por outro lado, o governador Rui Costa foi a Feira de Santana inaugurar o pomposo hospital Clériston Andrade e não fez convite à imprensa. Uma dose de bom senso no meio dessa pandemia faz bem.

Rui saiu do grupo
Administrador da Bahia, o governador Rui Costa resolveu gerenciar a quantidade de grupos de zap-zap dos quais fazia parte. O gestor não gostou nada-nada de receber conteúdos, segundo ele, de ódio, calúnia e de mentiras, e resolveu apertar o botão de sair de quase 160 grupos. Rui disse que participava de uns 180 e recebia umas dez mil mensagens por dia. Por causa das mensagens sem noção, acabou filtrando em quais agrupamentos ficaria. Só restaram 20. "Pedem pra eu voltar, mas não volto. Não merece a minha presença. Melhora a mente, faz bem à alma", disparou. É, governador, esta afirmação aí ficou em "visto por último".

Automedicação política

Rui Costa não é médico, mas passou uma receitinha para prefeitos e vereadores baianos que andam distribuindo kits Covid-19 à população. "Fico impressionado porque eles (os políticos) mesmos não tomam. Aqui, não se valoriza a Ciência e todo mundo pensa que pode recomendar o que bem entende. Essas pessoas deveriam tomar esses remédios todos os dias, então", recomendou o governador. Com os ânimos exaltados de todos os lados, nem Azitromicina e nem Ivermectina, é Maracugina neles!

Milagre eleitoral
A campanha de 2020 será marcada pelo assistencialismo e pela ilegalidade. Tem políticos por aí que já estão distribuindo de cestas básicas a caixas d'água nos seus currais. É um verdadeiro milagre eleitoral! Aleluia!

Absurdos nanicos 
Algumas legendas que formam o rol de ‘nanicos’ no jogo político de Salvador representam bem aquela máxima de “partido de fachada”. Tem gente por aí usando os recursos da sigla com coisas bem alheias às atividades políticas e eleitorais. Corre nos bastidores que um desses mandatários, por exemplo, paga até personal trainer com dinheiro do Fundo Partidário. Pense num absurdo...

As 30 do PT
O PT resolveu entrar pra valer no jogo eleitoral pela Bahia afora. Aproveitou o adiamento das eleições e está mapeando, através de pesquisas de consumo interno, pelo menos as 30 maiores cidades do estado ou as 30 que melhor se encaixam na estratégia deles. Nos próximos dias, o partido vai estar municiado de boas informações sobre os cenários regionais. A conferir!

Aposta perdida

Sobre as especulações que Fausto Franco deixará o governo, eis algumas considerações. Quem apostar em saída de secretário, vai perder a aposta. A NSP apurou que Rui não vai mexer em secretariado agora de jeito nenhum, não vai querer esquentar a cuca em meio à pandemia para reformular sua equipe de trabalho. Se isso acontecer, será no final do ano – se a pandemia estiver controlada – ou no começo de 2021, quando, aí sim, deve sair uma reforma administrativa.   

Plantio 
Começou a temporada de plantios no jogo eleitoral. Assessores, candidatos e papagaios de pirata não descansam o dedo no WhatsApp fazendo conjecturas, por vezes absurdas, para plantar informações e colher notas e matérias jornalísticas em seu favor. A NSP avisa que o solo aqui não é fértil para esse tipo de semente.

Piada pronta 
E a piada pronta que varreu os bastidores foi a notícia que, no primeiro dia prisão domiciliar, Geddel comeu pizza. “Terminou em pizza” foi o que mais se ouviu.

O seguro morreu de velho

Diante da pandemia e das chuvas que vira e mexe caem em Salvador, atingindo casas e deslizando terras, o diretor da Defesa Civil não economizou na proteção. Até no skate tem a imagem de Nossa Senhora de Guadalupe. O seguro morreu de velho, amigo. Afinal, vamos e convenhamos, proteção é sempre bem-vinda. Amém!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp