Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: A piriguete no poder

Pixabay/ Arquivo BNews/ Reprodução/ Redes sociais/ Divulgação
Os bastidores da política baiana  |   Bnews - Divulgação Pixabay/ Arquivo BNews/ Reprodução/ Redes sociais/ Divulgação

Publicado em 10/12/2020, às 05h00   Editoria de Política


FacebookTwitterWhatsApp

Uma piriguete no poder
Uma famosa piriguete habitué da Bahia Marina e de festas badaladas é dada como certa na gestão do prefeito eleito Bruno Reis (DEM). A moça já começou a promover jantares para os menudos e só pensa na posse do dia 1º. Mal sabe ela que tem gente graúda de olho no “talento” dela.

O tempo em que eu tinha um jardim

Uma figura antiga da CMS está agora vivendo dias de terra seca. Nos tempos áureos, o edil abrigava em seu gabinete lindas moças, as quais se referia como flores. O ‘zé gostoso’ não regou as urnas e o jardim desapareceu. Não restou uma rosa sequer.

Faroeste do Oeste
A rádio-peão da ala gourmet do Salvador Shopping já começa a comentar que a Operação Faroeste voltará com força. Muita gente que milita no Judiciário baiano está se picando para o Litoral Norte porque o alerta vermelho está ligado e a Pajero preta da PF pode chegar a qualquer momento. 

Síndico em apuros
O síndico de um conhecido condomínio de “luxo” vem sendo alvo de denúncias pesadas no âmbito criminal. O percalço tem gerado insatisfação nos vizinhos, que já ameaçam pedir impeachment do sujeito. Em grupos de WhatsApp, os condôminos já debatem até nomes para substituir o danado. A máscara caiu!

Limpa no Detran

Tem muita gente do governo estadual embaixo da cama e até figuras do alto escalão do governador Rui Costa (PT) estão sem dormir por causa da operação deflagrada pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA) contra irregularidades no Detran baiano. Teve até um moço que tentou escapulir para o interior do estado, onde costuma acalmar os ânimos aos goles de cachaça regional e cerveja artesanal de umbu. 

Contramão
Antes mesmo da operação do MP-BA, muitos caciques que historicamente tinham livre trânsito pelo departamento já torciam o bico para o "general" que o governador colocou por lá para dar um freio na turma que vivia solta na contramão. 

Na lupa do MP
Um desses "motoristas" alucinados está sob a lupa do MP. O playboy em questão ostenta possantes nas redes sociais e passeios suntuosos. Além disso, causou estranheza ver muita gente trocar rapidamente de Fiat Uno por um Audi em fração de meses.

Semanas decisivas

A disputa pelo comando da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) está longe de ser superada. Muitos deputados já até riscaram do vocabulário a palavra “acordo”. O acerto do governador para que Adolfo Menezes (PSD) chegasse à presidência sem dificuldades ficou bastante estremecido. O pessedista de Campo Formoso está decidido que dessa vez não passa. Por outro lado, o PP já alardeou que não vai largar o doce. As últimas semanas do ano prometem ser mais intensas do que todo o 2020 na casa de leis do estado. 

Dívida leal

Prestes a retornar à AL-BA como suplente, Bira Corôa (PT) pode ficar numa saia justa. Depois de perder em 2018, o petista não recebeu nenhum gesto dos correligionários no governo e acabou sendo acomodado no quadro da AL-BA na gestão de Nelson Leal (PP). Se retornar ao plenário na ocasião da disputa presidencial, Bira será leal a quem: à estrela vermelha ou à acolhida pepista? 

Ex-bolsonarista?

Chamou a atenção a ausência do vereador Cezar Leite (PRTB) na visita de Jair Bolsonaro a um evento religioso em Salvador. O edil não deu as caras e nem fez postagens nas redes sociais. Após não ter recebido o apoio do chefe do Palácio do Planalto, o vereador tem mencionado cada vez menos o presidente nas redes sociais.

Ciumeira
A postura de Cezar também pode ter relação com os movimentos de Alexandre Aleluia (DEM) – esse, sim, cada vez mais próximo do Palácio do Planalto. O herdeiro de José Carlos Aleluia tem feito viagens frequentes a Brasília e posado em selfies ao lado de Eduardo Bolsonaro.

Patriotas em espera
O Patriotas nutre a expectativa de assumir uma das secretarias do prefeito eleito Bruno Reis. Roberta Caires, queridinha do prefeito ACM Neto (DEM), pode ser puxada. Contudo, o mais ansioso é o presidente estadual Jean Sacramento, que tem planos de ser candidato a deputado estadual em 2022 e também quer assumir uma pasta.

Prates no front

O secretário de Saúde de Salvador, Leo Prates (PDT), tem intensificado nos últimos dias a aparição na divulgação de investimentos contra a Covid-19 na capital baiana - tarefa que sempre coube ao prefeito ACM Neto. Ficou para ele, por exemplo, anunciar a compra de quatro ultrafreezers e o plano de imunização de Salvador. Será que ele se cansou de ser apenas o porta-voz em momentos de gerenciamento de crise? Sabe-se nos bastidores que o pedetista quer sair o quanto antes da pasta. O Palácio Thomé de Souza, por outro lado, quer demovê-lo da ideia.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp