Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: Urubus do BEM ou do mal?

Divulgação/ Reginaldo Ypê/ Pixabay/ Reprodução/ Redes sociais
Os bastidores da política baiana  |   Bnews - Divulgação Divulgação/ Reginaldo Ypê/ Pixabay/ Reprodução/ Redes sociais

Publicado em 04/02/2021, às 05h00   Editoria de Política


FacebookTwitterWhatsApp

Urubus do BEM ou do mal?
Sobrevoa uma importante cidade baiana uma revoada de urubus, fazendo agouros em torno da alma de um conhecido político baiano. A turma, que se diz do BEM, está, na verdade, conspirando de olho no poder. O detalhe é que, até novembro de 2020, estava todo mundo junto nas mesmas carreatas, pedindo votos para o dito-cujo - com um indicador para cima e a outra palma da mão aberta.

Camaleônicos

Em tempos de Carnaval, o bloco do Podemos não poderia decepcionar e já colocou seus camaleões na rua. O vereador reeleito, Sidininho, e o de primeiro mandato, Emerson Penalva, já viraram de lado com direito a anúncio oficial e foto com o prefeito Bruno Reis. Largaram o governador Rui Costa a ver navios em apenas um mês de mandato. Vale lembrar que os dois são “afilhados” do deputado João Bacelar.

A cortejada do Palácio

Na abertura dos trabalhos na Câmara, a mais cortejada e mais assediada entre os vereadores foi a vice-prefeita e secretária de Governo, Ana Paula Matos. Até porque todo mundo sabe que quem está resolvendo a vida dos edis, nos pedidos e na relação entre a Casa e a prefeitura, é ela. Tanto que uns daqueles mesmos vereadores que ficaram de tapinha nas costas estavam nos bastidores reclamando da falta de atenção. Fica o aviso para Ana: um olho no padre e outro na missa.

Vereador CittaMobi
O vereador Hélio Ferreira parece ter perdido o horário do buzu e chegou atrasado na leitura da mensagem do prefeito Bruno Reis, durante a reabertura dos trabalhos na Câmara. Uma dica para o rodoviário da CMS é baixar o CittaMobi, app que monitora os horários das linhas de ônibus.

Cheiro de Faroeste
Passadas as eleições legislativas nas Casas baianas e federais, fontes da NSP já começam a suscitar que uma nova fase da Lava Jato estadual - Operação Faroeste - está por vir com ventos fortes. Protagonistas que foram citados já começaram a arrumar os kits de casaco e gel…

Fumo na Sema 

O forte odor de cigarro nas dependências da Secretaria estadual de Meio Ambiente virou rotina. Servidores apontam que a sala principal de reuniões e a Superintendência de Inovação e Desenvolvimento Ambiental são usadas como fumódromos. A fumaça corre solta, contrariando a Lei Antifumo, que proíbe a prática em locais fechados que tenham parede, divisórias ou toldos. Os reclames já foram levados ao gabinete do secretário, mas, segundo fontes da NSP, nenhuma providência foi tomada até então.

Comunista?
Uma das cenas que tomaram conta do noticiário da semana foi o vídeo de ACM Neto sendo esculachado por bolsonaristas no aeroporto de Brasília. Os veteranos da política chegaram a ironizar: "eu vivi pra ver o neto do velho ACM ser chamado de comunista". Aos bolsonaristas, ou falta conhecimento histórico e político ou o fanatismo tomou conta. 

Saiu “pequeno”

Na primeira articulação nacional depois de deixar a prefeitura de Salvador, ACM Neto foi com muita sede ao pote e saiu pequeno da capital federal. Deu um bypass em Rodrigo Maia e afagou a candidatura de Arthur Lira na Câmara, tentando atrair o clã pepista para sua aventura até 2022 na Bahia. Lira venceu e Neto (boquinha) ficou com pecha de traidor nos holofotes nacionais.

E colado com o capitão
Com o desconforto na Câmara, restou a Neto posar na foto da vitória do correligionário Rodrigo Pacheco (DEM-MG) na presidência do Senado. Mas como a candidatura dele, assim como a de Lira, foi patrocinada por Bolsonaro, a alcunha de “Neto boquinha” só floresceu, inclusive com rumores de ocupação de ministérios no governo federal.    

E o namoro com Ciro?
A pergunta que correu por Brasília foi: como vai ficar o namoro recente de Neto com Ciro Gomes? O cearense sofre de verborragia intensa quando o assunto é o Governo Bolsonaro. Em tempo, o presidente do PDT, Carlos Lupi, passou pano na situação e disse ao BNews que nada mudou na relação com o baiano.

Covid Fest

Mais uma vez, a Covid Fest se fez presente. Sem os famosos paredões típicos do gueto, a festa regada a caviar reuniu poderosos políticos na comemoração do presidente eleito da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL). Um verdadeiro escárnio na cara da sociedade que sofre com a pandemia.

Piriguetes à baiana em BSB 
Em Brasília, o BNews flagrou moças baianas circulando nas eleições para presidência da Câmara e do Senado. Mais tarde, elas foram flagradas também no regabofe da vitória de Lira, que escarneceu de todos os cuidados sanitários exigidos em dias ainda críticos de pandemia. Quem circulou pelo baile assegura que o ajuntamento mais pareceu um randevu.

Niltinho corrido

Há quem diga que o menino Niltinho saiu corrido, às pressas da Assembleia Legislativa da Bahia, por um incômodo referente à eleição de Adolfo Menezes para presidência – cargo que ele tanto desejou. Mas quem cantou essa pedra, cantou errado, porque o parlamentar correu para o aeroporto a fim de chegar a tempo na festança do correligionário alagoano em Brasília, que foi amplamente criticada, sobretudo pelo que se vê na foto: cadê a máscara?

AL-BA empoderada
A deputada estadual Fabíola Mansur colocou em prática seu discurso de empoderamento feminino. Após seu bloco decidir lançar Marcelinho Veiga (PSB) à Mesa Diretora, mesmo com o partido tendo apoiado a deputada, Mansur fez questão de lançar sua candidatura e bradou: “Isso que acontece com as representatividades femininas”. Acabou perdendo, mas deixou seu recado, com 25 votos a favor. Que os grisalhos fisiologistas reflitam.

Coletiva que dá medo
Falando em AL-BA, o deputado Sandro Régis (DEM) tá com medo até de coletiva de imprensa. O parlamentar, que já é conhecido por temer declarações públicas, fugiu da entrevista à imprensa após a eleição da Mesa Diretora na segunda-feira (1). Quem não deve, não teme. 

Operação Nilo

A vitória de Marcelinho Veiga na segunda vice-presidência da AL-BA mostrou que Marcelo Nilo ainda articula solto naquela Casa. Marcelinho até conseguiu alguns votos de confiança, mas a maioria veio da operação de Nilo em favor do genro.

O charmoso

E o charme de Diego Coronel para a "selfie" na sessão virtual de abertura dos trabalhos na AL-BA?  Se inclinou todo, fez carão e posou para o clique. Saiu bonito na foto!

Método do líder

Até o líder aderiu às vitaminas do Dr. Fernando Filho, famoso pelo método de emagrecimento, até o "fio do bigode". 

Recebidos

Roberta Caires está tão empolgada com a ideia do novo mandato que usa as redes até para mostrar os recebidos. O presente da vez é um chapéu personalizado para dias de folga no litoral sul da Bahia.

Plantação da fé
Kiki Bispo se rendeu ao "slogan" do novato na Câmara, Anderson Ninho. Uma semente de fé! A foto já diz tudo.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp