Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: Gulliver da Saúde

Divulgação/ Reprodução/ Redes sociais/ Google Street View
Os bastidores da política baiana  |   Bnews - Divulgação Divulgação/ Reprodução/ Redes sociais/ Google Street View

Publicado em 11/03/2021, às 05h00   Editoria de Política


FacebookTwitterWhatsApp

Gulliver da Saúde
Considerado um gigante entre amigos, um empresário baiano lembra até aquele personagem Gulliver. O jovem é tido hoje na Bahia como um campeão em fornecimento e prestação de serviços para Salvador e outras cidades do estado na área da saúde. A NSP ficou sabendo que o padrinho do gigante é muito, muito forte. 

Faroeste de molho
Promotores e investigadores da Lava Jato baiana - operação Faroeste - estão com o freio de mão puxado por causa do lockdown decretado nesses dias mais dramáticos da pandemia. Tudo leva a crer que, passando o estado de alerta na capital baiana, novas incursões vão sacudir os bairros da Vitória, do Horto Florestal e o Litoral Norte. É esperar para ver...

Menudos em pé de guerra
Dois menudos ligados à gestão do ex-prefeito ACM Neto foram vistos batendo boca no playground de um famoso condomínio no Horto Florestal. A cena chamou a atenção dos moradores que estavam a caminho da academia logo cedo, nas primeiras horas do dia. A verdade é que o Mister M da atual gestão não está dando espaço, nem sombra para ninguém.

ACM Neto entre a cruz e a espada 

A volta de Lula ao jogo político não mexeu apenas no tabuleiro do xadrez nacional para 2022. Aqui na Bahia, por exemplo, ACM Neto está entre a cruz e a espada porque a chegada de Lula tende a turbinar uma candidatura progressista ao governo do estado e, por outro lado, não pode recorrer às benesses do Palácio do Planalto porque já se colocou como "oposição" a Bolsonaro desde aquele racha cinematográfico com João Roma. O resumo da ópera é que ele vai fazer a travessia até as eleições do próximo ano sem recursos e sem mandato.

Trégua

Em seu discurso apaziguador, o ex-presidente Lula deu sinais de trégua à imprensa. Apesar de, em alguns momentos, lembrar a "perseguição sofrida", termo utilizado pelo petista, disse que quer a ajuda dos veículos de comunicação para defender a democracia. O ataque à categoria era um dos últimos pontos em comum entre o petista e Bolsonaro. O aceno indica que o ex-presidente quer se dissociar completamente de qualquer semelhança com o provável concorrente em 2022.

Nem tão 'paz e amor' 
A versão moderada do ex-presidente Lula não manteve o mesmo tom ao falar de Ciro Gomes. O pedetista e ex-ministro no governo do próprio Lula é apontado como uma figura importante na formação de uma frente para derrotar Bolsonaro, mas não economiza nas críticas ao partido e seus caciques. Lula disse que Ciro devia parar de ser deselegante, antes que termine isolado e sozinho, sem apoio da esquerda ou da direita.

Casa de ferreiro I

No pior momento vivido por Salvador e pela Bahia na pandemia, com leitos lotados, uma fonte próxima garante que alguns funcionários da alta cúpula da Sesab participam de reuniões fechadas sem máscara de proteção. O exemplo é seguido por outros servidores, alguns que estariam, inclusive, participando de festinhas particulares. Lamentável.

Casa de ferreiro II
O mesmo tem acontecido com funcionários de setores administrativos de algumas organizações sociais que administram unidades de saúde para tratamento de pacientes com a Covid-19: muitos ignoram o uso de máscaras no dia a dia.

Vinagre
Profissionais de uma rede particular que realiza atendimento pelo SUS resolveram inovar na técnica de testagem da Covid-19, tendo como base um dos sintomas provocados pelo novo coronavírus. Em vez de cotonete e RT-PCR, a turma está levando vinagre ao nariz dos pacientes para checar o olfato antes de realizar procedimentos não associados à Covid. É técnica nova ou irresponsabilidade mesmo?

Vereador chocolate
Anderson Ninho, vereador de primeira viagem em Salvador, já ganhou a alcunha de "vereador chocolate" desde que surgiu blogueirando nas redes, fazendo 'recebidos' de ovos de páscoa. A turma da fofoca da CMS está espalhando que o doce 0800 veio na base da permuta. O menino de Dom Avelar se lambuzou com o recheio de amendoim crocante. "Ê Papá!"

Alden "na rua" 
O deputado Capitão Alden resolveu pegar uma mesinha típica de boteco e montar um gabinete itinerante "na rua". Geralmente o projeto, que já foi usado por diversos parlamentares, acontece em bairro popular ou cidade de atuação dos deputados, mas Alden resolveu colocar o stand na frente da AL-BA. Enquanto uns evitam o contato nesse momento crítico da pandemia, outros fazem de tudo para aparecer.

Geddel Livre e o disparo em massa

Logo após a decisão que anulou a condenação de Lula, uma ação de disparo de mensagens em massa foi colocada em prática. Pelas bandas da Bahia, teve até imagem de Geddel Livre. Veremos as cenas dos próximos capítulos.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp