Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: Musa do Poder

Pixabay
Bnews - Divulgação Pixabay

Publicado em 03/06/2021, às 05h55   Editoria de Política


FacebookTwitterWhatsApp

A Musa do Poder
Uma servidora nomeada recentemente próxima ao prefeito Bruno Reis vem sendo considerada a musa do poder por vereadores, secretários e pelo alto escalão do município. A moça vem despertando inveja e raiva de algumas mais “coroas” no Executivo municipal. As regalias que ela vem tendo chamaram atenção do gabinete do prefeito. O jovem gestor prometeu tomar atitudes mais severas com a jovem. O problema é que o padrinho dela é muito forte e canta de cardeal. Devagar prefeito…


Farinha pouca, meu pirão primeiro


A licitação da merenda escolar de Salvador promete momentos dignos de filme Hollywood. Isso porque três caciques soteropolitanos disputam o quinhão da milionária licitação. Há quem diga que tem gente graúda no certame brigando por cada pão cacetinho servido nas escolas do município. O prefeito Bruno Reis mandou passar o trator na galera e não vai ter santa que dê jeito…


Mordendo as costas
ACM Neto deve estar mordendo as costas vendo os registros do aliado Bruno Reis em Brasília ao lado do presidente Bolsonaro e do ministro João Roma. A retórica protocolar é que a agenda do prefeito é institucional, mas o universo político fervilha de conjecturas e especulações que, neste momento, fazem o jogo parecer pouco favorável a Neto. Interlocutores cautelosos, contudo, fazem a tradicional ressalva: “política é como nuvem”.


Pergunta maldosa
E a pergunta maldosa que rodou WhatsApp foi: Neto tomou antirrábica antes dessa viagem de Bruno?


Pergunta bondosa
A ida de Bruno à Brasília foi com aval de Neto?

Fuxico interno


A caravana de Reis na capital do poder deixou de fora caciques importantes do campo da oposição, como Elmar Nascimento e Adolfo Viana. A ausência deles nas fotos gerou burburinho e fuxico entre os próprios aliados.


Indireta no post

Falando em burburinho político agitado com a ida de Bruno à Brasília, o ex-deputado federal Aleluia não deixou de mandar indireta a ACM Neto ao comentar na postagem do prefeito de Salvador. Pra bom entendedor, um pingo é letra! 


Ops


A equipe da cerimônia de assinatura de autorização de mais um trecho do BRT, em Brasília nessa quarta (2), cometeu uma gafe daquelas. Colocou no lugar do novo sistema uma foto do metrô, o principal cartão de visitas do governador Rui Costa (PT), adversário político do grupo do prefeito Bruno Reis (DEM).
Na foto, o slide é olhado fixamente pelo chefe do Palácio Thomé de Souza e pelo ministro da Cidadania, João Roma (Republicanos). Dá pra sentir o cheiro de constrangimento com a trapalhada no ar... Já pensou se a moda pega? O clique deve ter rendido, no mínimo, um sorriso de canto de boca do Correria.


Recados de Lúcio I
Lúcio Vieira Lima reapareceu no noticiário político esta semana em uma entrevista exclusiva ao BNews Agora, Piatã FM, e deu um recado bem direto sobre 2022. “Eu não tenho compromisso com A, com B ou C”. Ou seja, o jogo está aberto e a aliança do MDB com Bruno Reis na prefeitura de Salvador não se entende, por tabela, à possível candidatura de ACM Neto ao governo da Bahia.


Recados de Lúcio II
A mensagem animou interlocutores do governo que já haviam feito sondagens sobre o eventual apoio do MDB [na dobradinha com o PSL da ex-bolsonarista Dayane Pimentel] à candidatura de Jaques Wagner. Mas a caravana conjunta que poderia se avermelhar em 2022 parece ter perdido força depois que Elmar Nascimento abocanhou o PSL baiano. Ao que Lúcio respondeu: “Ele tomou o partido de Dayane, o de Lúcio não”. O jogo está sendo jogado...
Você que perdeu a prosa, clique aqui e ouça a entrevista completa.


Suingue em alto mar
O diretor de fiscalização da Sedur de Salvador disse, em entrevista a Zé Eduardo, que tem card circulando divulgando até festa de suingue no mar. Em período de pandemia, a Sedur, com a ajuda da Marinha e demais autoridades, tem fechado o cerco contra as escunas de passeio. Mas o diretor acabou não dizendo se realmente flagrou suingue em alto mar… Será que teve e abafaram? Tem político que é adepto da troca de casais, mas prefere fazer isso fora do Estado para não cair nas graças da Sombra do Poder. Cala-te boca.


Casa de ferreiro, espeto de pau (parte 2)
Depois da vereadora Roberta Caires e do sub-prefeito da Barra/Pituba, Zilton Kruger, serem flagrados descumprindo as recomendações contra a Covid, agora foi a vez do diretor da Guarda Municipal de Salvador, Maurício Lima. Ele caiu nas redes sociais ao aparecer em diversos vídeos sem máscara e aglomerando. As gravações postadas no dia 28 de maio, sexta feira, irritaram os moradores e comerciantes da Barra - uma das áreas mais fiscalizadas durante a pandemia.

Veja vídeo:



Digitais do Galego
As próximas mudanças do secretariado do governador Rui Costa (PT) vão perpassar por novos arranjos com a digital do senador Jaques Wagner (PT). O quase último ano de Rui no Palácio de Ondina começa a ter o desenho que tende a favorecer o criador que torna mais uma vez a disputar o governo em 2022. 


O brilho do mestre
Rui está fazendo nada mais, nada menos do que sua obrigação. O último ano de Wagner a frente do Palácio de Ondina foi de uma articulação sem tamanho para fazer Rui, até então desacreditado por boa parte da política, governador da Bahia. O jogo agora se volta. A criatura tem a obrigação de cuidar do criador. ‘As 48 leis do Poder’ nos fala que o brilho do mestre nunca deve ser ofuscado. 


Como dizia Dilma, vai todo mundo perder
No entanto, esses rearranjos têm dado o que falar nos corredores. Tem setores já conformados com as talagadas que estão por vir. Gente que está com o fiofó piscando que pode voar antes mesmo da gestão Rui acabar. Gente também que sabe que numa eventual ou futura gestão Wagner não permanece de jeito nenhum, que dirá se ACM Neto e a oposição ganhar. Ou seja, quem ganhar ou quem perder, para essa trupe, vai todo mundo perder, como nos disse nossa filósofa Dilma.


Contradição
O governador Rui Costa se colocou na linha de frente contra a inclusão de jornalistas no grupo prioritário da vacinação. Ele defende a progressão da imunização apenas pelo critério de idade. Mas, ironicamente, o governador e sua equipe não abrem mão de ter cobertura jornalística nas inaugurações que ele realiza. Dizer a jornalistas [aglomerados em meio a assessores e papagaios de pirata] que eles não estão em condição prioritária pelo exercício essencial da atividade é, no mínimo, uma contradição.


Queixo protegido
O presidente do EC Bahia, Guilherme Bellintani, voltou a aparecer com a máscara de proteção facial presa ao queixo, uma tara que ele mantém desde a final da Copa do Nordeste! Dessa vez, o cartola bateu boca com dirigentes do Vila Nova durante partida pela Copa do Brasil e parece ter baixado a proteção para brigar melhor. De todo modo, coloca a máscara! 

Veja o vídeo:



Apelo tricolor
Líder da oposição na AL-BA, Sandro Régis fez um apelo ao comunista Bobô: “Seja presidente do meu Bahia”. E prometeu apoio. A situação ocorreu antes de começar a sessão no Conselho de Ética da Casa.


Cabeludo


O deputado estadual Tiago Correia raspou o cabelo. Postando só foto de boné, o tucano deixou escapar o novo visual no story do Instagram. Será que vem implante capilar aí?


Imagem bizarra da semana
A imagem bizarra da semana vai para a inauguração de um banheiro químico em Casa Nova, no norte do Estado. Os protagonistas da performance foram Rodrigo Hita, presidente da Flem, o deputado estadual Tum (PSC) e o irmão dele Wilker Torres, que é prefeito daquela cidade. Coloque o nariz de palhaço e reveja a cena:




Dois gumes
Otto Alencar foi com gosto de gás pra cima da médica defensora da cloroquina e provocou reações duplas, entre os que adoraram o aperto na bolsonarista e até fizeram memes do caso e os que consideraram a investida exacerbada e hostil a ponto de ser considerada machista e desrespeitosa.



No embalo 
Quem meteu dança na última manifestação contra Bolsonaro foi a vereadora Maria Marighella. As lentes da NSP registraram ela na maior empolgação dançando o “vem com 13”. Dizem as más línguas que não precisava tanta animação, tendo em vista o teor do protesto: vidas perdidas pela pandemia, falta de vacina e impeachment. 

Veja o vídeo:



Vereador Ken?

De vereadores a prefeitos e vices, passando por deputados federais, estaduais e secretários. A modinha do voilà movimentou as redes sociais dos políticos nos dois últimos dias. Teve até vereador que entrou na brincadeira e quis concorrer com o namorado da Barbie, seria o Paulo Ken Magalhães?



Investigado defendendo investigado?
O advogado João Carlos Santos Novaes, um dos réus da Operação Inventário, que apura um esquema de fraudes milionárias em processos de partilha de bens do TJ-BA, renunciou à defesa de Adailton Maturino dos Santos no âmbito da Operação Immobilis. O empresário e falso-cônsul teve a prisão decretada, acusado de participar de outro esquema milionário de fraude em venda de imóveis. Em razão de ter de cumprir inúmeras medidas restritivas, João Carlos não iria poder ficar indo até Brasília, onde Adailton está preso por causa da Operação Faroeste. Haja operação pra decorar o nome, viu?!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp