Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: Lobinho ao mar

Reprodução/Redes sociais/Divulgação
Os bastidores da politica baiana  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Redes sociais/Divulgação

Publicado em 07/10/2021, às 05h55   Editoria de Política


FacebookTwitterWhatsApp

Foi visto essa semana pela Baía de Todos os Santos o lobinho acompanhado de uns amigos para lá de animados. O rega bofe parou em um famoso japonês na Contorno com muito champanhe e roska de jabuticaba. Quem viu a festança afirmou a NSP que estavam comemorando um contrato bem vistoso na terrinha... Esse é lobo em pele de cordeiro!

Baixaria na Princesinha do Sertão  

O pau quebrou em Feira de Santana. Uma baixaria envolvendo vereadores e o prefeito Colbert Martins (MDB). Um disse que o gestor supostamente contratou uma mulher para tentar forjar uma acusação de estupro contra ele. O medebista rebateu as denúncias e disse que a acusação era criminosa. Ai vai dar muito pano para manga, veremos as cenas dos próximos capítulos. 

Tudo azulzinho

E a piada pronta que saiu depois dessa foto foi: “tudo azulzinho...será que sobe?” 

A revolta do buzu 

Uma coisa é certa, o Calcanhar de Aquiles de Bruno Reis na prefeitura é o transporte público. Recentemente o jovem gestor disse que o valor investido nos últimos dois anos com transporte público dava para construir dois centros de convenções ou "dois hospitais". É despesa e revolta. 

A pausa de Alex 

Deputados e pretensos candidatos ao Legislativo baiano começaram a se agitar para abocanhar lideranças e espaços que vão ficar vagos com a decisão de Alex Lima (PSB) de não concorrer à reeleição. Lima anunciou uma pausa na carreira após receber o diagnóstico de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) - uma síndrome que atinge pelo menos dois milhões de adultos no país.

A aposta de Penalva 

Um nome em especial que deve dobrar as apostas em Esplanada e região – reduto de Alex Lima – é o vereador de Salvador Emerson Penalva (hoje no Podemos). O empresário mal sentou na cadeira da Câmara e já mira um assento na AL-BA. A ambição é tanta que ele já beijou a mão de ACM Neto pedindo a benção pra entrar com força total naquela região.

Bastão indefinido 

Alex Lima ainda não sabe – ou pelo menos não informou - para quem passará o bastão eleitoral. Sem o interesse particular nas urnas, Lima passa a ajudar na articulação política do governador Rui Costa, junto com Luiz Caetano.

Relaxados

Apesar dos atrasos monumentais, Rui Costa ainda ostenta o apelido de 'Correria' e jura que acorda às 5h para repassar mensagens e cobranças da população aos seus secretários. No "Papo Correria" de ontem, Rui disse que sabe de cor o horário que todos levantam da cama. Os mais 'assíduos' respondem antes das 7h, mas tem alguns mais "relaxados" que passa das 8h e nada. O governador tá de olho!

O voo solo de Hilton

Uma análise rápida e objetiva: o voo solo de Hilton Coelho (Psol) tem sido mais eficaz que toda a bancada de oposição na Assembleia Legislativa da Bahia. Conseguiu barrar na Justiça a tramitação acelerada e sem transparência que o governo pretendia tocar do projeto que previa a venda de terrenos públicos no estado. A ofensiva solitária surtiu efeito e nesta quarta o governador Rui Costa (PT) pediu a retirada do texto da Casa. 

Já tá em Ondina?

O vereador Atila do Congo (Patriota) fez defesas enfáticas do Secretário de Segurança Pública da Bahia, Ricardo Mandarino, em discursos na Câmara Municipal de Salvador nesta semana. Uma das manifestações aconteceram logo após o vereador Teo Senna (PSDB) detonar os altos índices de violência na Bahia. Criado no ninho de Leo Prates (PDT) e eleito na base do prefeito Bruno Reis (DEM), o presidente municipal do Patriota dá indícios que estará com Jaques Wagner (PT) na eleição de 2022.

Trauma

O deputado federal Zé Neto afirmou que defendeu que o PT amplie o diálogo com o segmento evangélico em uma reunião com o ex-presidente Lula, em Brasília, nesta semana. Muitos atribuem que o parlamentar foi derrotado por Colbert Martins na corrida pela prefeitura de Feira de Santana, em 2020, justamente pela falta de diálogo com lideranças evangélicas locais.

Assombração tucana

O colunista André Trigueiro, da GloboNews, soltou os cachorros contra o deputado federal Adolfo Viana (PSDB). O baiano está sendo acusado de incluir jabutis no relatório da medida provisória da Crise Hídrica, que devem encarecer a conta de luz no país.

Abílio emergiu? 

Se antes dizia com veemência que estava com ACM Neto “até debaixo d’água”, o deputado federal e presidente municipal do PL, Abílio Santana mudou o discurso. Agora já fala que o “coração está com Neto até debaixo d’água, mas se vier ordem do partido, vai ser cumprida”. O leão emergiu? 

Elevador

O vereador Augusto Vasconcelos (PCdoB) vai tentar pegar o "elevador" direto da Câmara Municipal para a Federal. O objetivo do partido é aumentar a bancada em Brasília de dois pra três deputados. Como nenhum dos quatro integrantes da legenda na Assembleia Legislativa tem demonstrado disposição pra arriscar o mandato e acabar disputando voto com os "peso-pesados" Alice Portugal e Daniel Almeida, a candidatura pode mesmo cair no colo do edil.


Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp