Conjuntura Atual

Crítico do recuo de ACM Neto em 2018, Elmar Nascimento trabalha por majoritária e observa movimentos Roma

Arquivo Pessoal
Bnews - Divulgação Arquivo Pessoal

Publicado em 13/07/2021, às 18h57   Luiz Fernando Lima


FacebookTwitterWhatsApp

O deputado federal Elmar Nascimento (ainda no DEM) cravou que está de malas prontas para o PSL. A ideia inicial é compor com ACM Neto na chapa majoritária que vai disputar o governo do estado e uma cadeira no Senado. A dúvida, circula nos porões do WhatsApp, é se de fato Elmar vai navegar nesta nau.

Explica-se

Nascimento foi um dos mais exaltados críticos da desistência do ex-prefeito de Salvador em 2018. Quando, às vésperas do registro, ACM Neto declarou que não seria candidato, foi uma histeria na base e o parlamentar de Campo Formoso soltou palavras impublicáveis ouvidas nos quatro anexos da Câmara dos Deputados.

Pois bem

De lá para cá, muita água passou por debaixo da ponte, a Chesf ajudou! Mas o fato é que a expansão da capilaridade de Elmar está atrelada mais a concessões do governo federal que de articulação do presidente nacional do DEM. A Neto, nesta conversa, coube liberar a base para votar em Arthur Lira (PP) para a presidência da Câmara. Mas quem conhece Elmar sabe que ele votaria no pepista com ou sem o consentimento do partido.

Sinuca de bico

Neto fica em uma situação pouco confortável neste cenário. Embora tenha a sinalização de Elmar e do PSL na Bahia, sabe que o ex-aliado, ministro da Cidadania, João Roma (Republicanos), pode ser concorrente ao Palácio de Ondina. Ai, é esperar para ver como estará o governo federal na Bahia e quais serão as bases de negociação para ocupação de vaga na chapa majoritária. Roma já deu sinais de que não vai brincar em serviço.

Sinuca de bico II

O ex-prefeito tem a seu favor o nome, o capital político herdado e conquistado e a perspectiva de convencer a população de que é o novo, contudo, esta última tarefa não é fácil. O método, dizem (os aliados inclusos), remete ao passado, para ser gentil. Nesta toada será difícil para Neto conquistar o sonho no próximo pleito.

Adendo

Quem apostar na sanha golpista de que não haverá eleição, perde. Quem torce para isso acontecer, pior. Vai se frustrar!

Sobre meritocracia

Por falar em frustração, havia quem no governo federal acreditasse que a Copa América ajudaria a pautar novos assuntos no cotidiano nacional. Não deu! Não rolou! A derrota para a Argentina na final não causou comoção e tampouco gerou grandes expectativas. Triste mesmo foi ver a vergonha na organização do último jogo da competição sul-americana e no dia seguinte ver a decisão da Eurocopa. A CBF e o governo federal se merecem e não merecem copa!

Observações

Um atento observador da política baiana cravou a única certeza eleitoral: se quiser ganhar penda para onde Cajado for! Os entendedores, entenderão!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp