Copa do Mundo

Campanha contra Ricardo Teixeira ganha força no Twitter

Imagem Campanha contra Ricardo Teixeira ganha força no Twitter
O assunto é o mais comentado no microblog  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 27/07/2011, às 14h36   Luiz Fernando Lima


FacebookTwitterWhatsApp

A campanha no Twitter #foraricardoteixeira ganhou força na manhã desta quarta-feira (27) e de acordo com os jornalistas de sites nacionais, chegou ao topo da lista de assuntos mais acessados no microblog no mundo. No entanto, estranhamente, após ficar em primeiro lugar no espaço, a rashtag  (como é denominada toda palavra postada no twitter antecedida pelo popular “jogo da velha” #) sumiu da lista.

A explicação mais provável é de que o assunto pode ter sido considerado um spam e, portanto, excluído automaticamente pelo próprio Twitter. Contundo, a informação não foi confirmada.

O que se sabe é que a exclusão provocou um efeito em cadeia e novas rashtags foram criadas para demonstrar a insatisfação dos usuários do microblog com o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e do Comitê Organizador da Copa (Col), Ricardo Teixeira.

Recentemente, em entrevista à revista Piauí, Teixeira disparou diversas ofensas a jornalistas, emissoras de televisão, jornais e revistas. Além de um linguajar esdrúxulo, o sucessor de João Havelange disparou contra tudo e todos demonstrando arrogância e confiança na impunidade que é certa.

O presidente da CBF também foi colocado na berlinda no livro “Jogo Sujo: o mundo secreto da FIFA”, do jornalista inglês Andrew Jennings. Na publicação pipocam denúncias de propina, corrupção e desvios de dinheiro e conduta desde os tempos em que Havelange era o presidente da Fifa, cargo almejado por Teixeira.

Voltando ao Twitter, para “burlar” o bloqueio inesperado e inexplicável, os “twitteiros” criaram outras rashtags, entre elas, está o #foraoficial que às 14h30 estava em terceiro lugar nos tópicos mais comentados. Em segundo estava o #caiforaricardoteixeira. Os usuários também criaram um hotsite (http://www.foraricardoteixeira.com.br/) para acompanhar as postagens.


Sobre rashtags, ficou conhecido o movimento durante a Copa da África em 2010 a campanha #calabocagalvão.

Na verdade, pouco resultado prático pode ser visto nos protestos via Twitter, mas que este tipo de manifestação incomoda não resta dúvida. Como dizemos aqui na Bahia. Ricardo Teixeira durma com um barulho desse!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp