Copa do Mundo

Ambulantes apresentam reivindicações para ordenamento do comércio

Publicado em 17/11/2011, às 15h57   Marivaldo Filho


FacebookTwitterWhatsApp

Vendedores ambulantes e barraqueiros de festas populares de Salvador entregaram, durante encontro promovido Comissão Especial de Empreendimentos da Copa de 2014, na manhã desta quinta-feira (17), um documento oficial com 14 reivindicações dos trabalhadores com o objetivo de ordenar o comércio informal, visando preparar a cidade para o evento esportivo.

Entre as propostas, a criação do “Camelódromo” na Estação de Transbordo do Iguatemi; a manutenção de 13 áreas padronizadas para o comércio na Avenida Sete de Setembro, a qualificação de ambulantes e barraqueiros pelo Sebrae e Sesp, a implantação de áreas alternativas nos bairros de Cajazeiras, Liberdade, Plataforma, Periperi, Ribeira, Itapuã, Barra, e Centro; entre outras.

De acordo com o representante da Associação de Ambulantes da Região Metropolitana de Salvador (Asfaerp), Marcos Luiz Cazuza, “se a lista de pedidos for atendida, 90% dos problemas do comércio informal na capital baiana estarão resolvidos”.


Uma preocupação da categoria, porém, são as imposições da Fifa para que o evento seja realizado no Brasil. No entanto, o representante da Asfaerp garante que as reivindicações dos trabalhadores não entrarão em choque com os interesses da entidade. “Tenho a certeza de que, quando a Fifa tomar conhecimento dos interesses dos ambulantes de Salvador, vai querer até nos ajudar”, afirmou Cazuza.


O presidente da Comissão Especial de Empreendimentos da Copa de 2014, o vereador Sandoval Guimarães (PMDB), recebeu o documento com as reivindicações e prometeu apresentar as solicitações durante a reunião do Comitê Gestor da Copa, que contará com a presença do governador Jaques Wagner e o prefeito João Henrique.

Fotos: Rodrigo Soares

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp