Copa do Mundo

Ronaldo para obra da Arena Fonte Nova por um dia

Publicado em 17/01/2012, às 20h01   Luiz Fernando Lima


FacebookTwitterWhatsApp

A visita de autoridades relacionadas à realização da Copa do Mundo Brasil em 2014 a Salvador seria um grande oba oba não fosse a manifestação solitária de Eduardo Alves. Ele se diz empresário e carregava uma faixa afirmando “Senhor Jéromê Valcke, manda quem pode obedece quem tem juízo, somos pentacampeões e pedimos o que merecemos”.

O protesto foi feito pouco antes do secretário-geral da Fifa, Jéromê Valcke entrar na sala onde concedeu entrevista coletiva aos jornalistas sobre o andamento das obras da Arena Fonte Nova. Valcker estava acompanhado por Ronaldo Nazário, integrante do Comitê Organizador Local (COL), Jaques Wagner, governador do estado, Aldo Rebelo, ministro dos Esportes e Edvaldo Brito, prefeito em exercício da cidade de Salvador.

Em sua última visita à capital baiana, Valcke não ficou muito impressionado com o estágio das obras, o próprio governador lembrou o episódio. Contudo, nesta nova oportunidade, elogiou o empenho dos trabalhadores e ressaltou a confiança de que o estado vai ser uma das sedes da Copa das Confederações.

“Estou impressionado com tudo que vi. O entusiasmo dos trabalhadores me impressionou. Salvador tem feito um excelente trabalho com a previsão de término para 30 de dezembro”, disse o secretário da Fifa.

Valcker preferiu minimizar as discussões sobre a pressão que vem exercendo no Congresso Nacional para que seja aprovada a Lei Geral da Copa. Questionado sobre os entraves para a construção dos projetos de mobilidade urbana e outras intervenções em Salvador, o secretário-geral contemporizou.

“Nós fizemos um visita de helicóptero – em Salvador-  e fiquei impressionado. A informação é que tudo ficará pronto a tempo para a realização da Copa. Nós (Fifa) estamos pedindo para que esteja pronto para a Copa das Confederações. Eu vi duas cidades que estarão prontas – Salvador e Fortaleza”, reiterou.

Outro fato que saltou aos olhos de Valcker foi a idolatria a Ronaldo “Fenômeno”. O maior artilheiro da história das Copas do Mundo provoca um verdadeiro frisson. Para se ter uma ideia, nesta terça-feira (17), a obra parou enquanto a comitiva visitava o local. Foi foto para cá, declarações para lá, e todo o tipo de promessa vinda dos entusiasmados operários.

Ronaldo enquanto membro do comitê exerce uma função mais figurativa. Este entusiasmo que provoca onde chega serve tanto para motivar os trabalhadores e a população de modo geral como para deixar um tanto mais tranquilo o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira, que está envolvido em diversas denúncias sobre desvio de dinheiro e recebimento de propina na Fifa.

O centroavante corintiano aproveitou a visita à Bahia para lançar um desafio. “Estou propondo que, quando os estádios estiverem prontos, a gente faça um amistoso do meu time contra o dos operários. Pode misturar também. Este desafio é uma motivação a mais. Estou realmente muito empolgado”.

O secretário-geral da Fifa também propôs que a entidade e a CBF negociem para viabilizar a entrega de um ingresso para cada operário. A ideia, segundo Valcker, é que todos tenham a oportunidade de assistir a um jogo no estádio que ajudou a construir.

O ministro da cidade Aldo Rebelo ressaltou o apoio do governo federal e aproveitou para elogiar os trabalhadores e o governo Wagner. “O governo federal tem certeza de que Salvador vai conseguir participar da Copa das Confederações”. Sobre a Lei Geral da Copa, o ministro revelou que o Congresso volta a discutir o assunto em março.

Fotos: Roberto Viana // Bocão News

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp