Coronavírus

França adia segundo turno de eleições locais e suspende reforma da previdência

reprodução
Presidente Emmanuel Macron proibiu encontros entre parentes e amigos em locais públicos para combater pandemia do novo coronavírus  |   Bnews - Divulgação reprodução

Publicado em 16/03/2020, às 17h35   Redação BNews



O presidente francês, Emmanuel Macron, endureceu nesta segunda-feira (16) as medidas para conter a transmissão do novo coronavírus no país. A França registrou 148 mortes pela Covid-19, segundo balanço mais recente. Entre as principais ações do governo francês, há a proibição de reuniões públicas nas ruas e parques entre amigos e familiares a partir de terça-feira (17); suspensão de viagens por 30 dias — franceses em outros países poderão retornar; suspensão do segundo turno das eleições locais, que ocorreriam no próximo do domingo; suspensão das contas de luz, gaz e aluguéis para empresas e reformas em curso ficarão suspensas, inclusive a reforma da Previdência.

Macron também disse que as fronteiras da Zona Schengen — grupo de 26 países com livre circulação de pessoas na Europa — ficarão fechadas. Mais cedo, a União Europeia havia proposto a proibição de viagens não essenciais entre os países do bloco por 30 dias.

Além disso, a circulação de pessoas fica restrita nas seguintes condições: para ir às compras, desde que respeitada a restrição de um metro de distância; para ir a hospitais ou clínicas; e para ir ao trabalho, quando não for possível trabalhar de casa.

Na semana passada, Macron já havia ordenado o fechamento de escolas e universidades na França por causa do novo coronavírus "até segunda ordem". As unidades de ensino pararam de funcionar nesta segunda-feira.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp