Coronavírus

Agentes da Saúde estadual atuarão em aeroportos para controlar a chegada de passageiros de São Paulo e Rio

Vagner Souza/Arquivo BNews
Segundo o secretario Fábio Vilas-Boas, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) não tem conseguido cumprir com as medidas estabelecidas por deficiência na estrutura do órgão  |   Bnews - Divulgação Vagner Souza/Arquivo BNews

Publicado em 17/03/2020, às 16h31   Léo Sousa e Pedro Vilas Boas



Agentes da Secretaria de Saúde da Bahia atuarão nos quatro aeroportos do estado para controlar os passageiros que chegam dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. A estratégia foi anunciada pelo chefe da pasta, Fábio Vilas-Boas, durante coletiva de imprensa nesta terça-feira (17).

Segundo o secretario, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) não tem conseguido cumprir com as medidas estabelecidas por deficiência na estrutura do órgão. "E não tem orientação da Anvisa nacional, eles estão de braços cruzados. A partir de amanhã [quarta-feira (18)], a Sesab vai atuar nos aeroportos de Salvador, Vitória da Conquisa, Porto Seguro e Ilheús", afirmou.

Já havia sido anunciada a instação de postos avançados na BR-116, BR-101 e na BR-242, que ligam a Bahia ao centro-oeste do país. Caminhões e ônibus serão parados para que a medição da temperatura dos passageiros seja realizada. Aqueles que apresentarem temperatura elevada ou febre não terão a entrada permitida no estado. Caso seja baiano, será orientado sobre os procedimentos que deve adotar.

Quatro óbitos estão sendo investigados em São Paulo por suspeita de infecção pelo novo coronavírus, Covid-19. A informação é do secretário de Saúde estadual, José Henrique Germann, e do infectologista David Uip, coordenador do Comitê de Contigência do Coronavírus no estado. Até este momento foram confirmados 162 casos de coronavírus em todo o estado paulista.

Nesta terça, o estado do Rio de Janeiro entrou em situação de emergência. Foi publicado na edição desta terça-feira do Diário Oficial do estado o decreto nº 46.973 , que “reconhece a situação de emergência na saúde pública do estado do Rio de Janeiro em razão do contágio e adota medidas enfrentamento da propagação decorrente do novo coronavírus (covid-19)”. As medidas foram anunciadas na segunda-feira (16) pelo governador Wilson Witzel.

Estado já registrou 31 casos confirmados de Covid-19 e 94 suspeitos.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp