Coronavírus

MP-BA institui sistema para viabilizar sessões remotas de órgãos colegiados durante pandemia

Arquivo BNews
As sessões presenciais serão retomadas assim que suas realizações sejam compatíveis com as instruções do Ministério da Saúde  |   Bnews - Divulgação Arquivo BNews

Publicado em 02/04/2020, às 11h50   Marcos Maia


FacebookTwitterWhatsApp

O Ministério Público da Bahia instituiu um sistema de deliberação remota para viabilizar o funcionamento de seus órgãos colegiados durante a pandemia do novo coronavírus. As sessões presenciais serão retomadas assim que o deslocamento e permanência dos procuradores na instituição seja compatível com as instruções do Ministério da Saúde.

Por meio de um ato normativo, a procuradora-geral Norma Cavalcanti, regulamentou a maneira de deliberação remota das matérias que devem ser submetidas às sessões virtuais do colégio de procuradores e órgão especial do colégio de procuradores.

"O sistema de deliberação à distância terá como base uma ou mais plataformas institucionais já em uso na organização, como o Microsoft Teams do Office 365, que permita o debate e a tomada de decisão com áudio e vídeo entre os Procuradores", determina o texto.

De acordo com o documento editado na última quarta-feira (1ª), as plenárias terão de ser públicas. Assim, a transmissão simultânea pelos canais de mídia institucionais do parquet terá de ser assegurada. Posteriormente, a gravação e ata da sessão terá de ser disponibilizada.

O processo de votação - a totalização dos votos e o registro dos resultados - será proclamado e registrado nos sistemas institucionais pela secretaria do órgão colegiado respectivo. Uma vez concluídas as sessões, os votos proferidos pelo sistema remoto não poderão ser mudados.

O sistema de discussão e votação deverá funcionar preferencialmente pelos notebooks institucionais, sendo facultado o acesso e participação nos smartphones fornecidos pelo MP-BA. O dispositivo também deverá permitir o acesso de todos os procuradores de cada órgão colegiado simultaneamente.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp