Coronavírus

OAB-BA instituiu sistema para que colegiados possam realizar sessões remotas durante pandemia

Reprodução
Recurso poderá ser utilizado em calamidades públicas, guerras, pandemias ou qualquer situação em que não seja possível realizar sessões presenciais   |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 06/04/2020, às 10h37   Marcos Maia


FacebookTwitterWhatsApp

A secção baiana Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-BA) instituiu um sistema de sessões remotas para dar seguimento a atividades de seus órgãos colegiados durante a pandemia do novo coronavírus.

A resolução institui que as sessões por meio virtual terão de acontecer através de uma "solução tecnológica" que possibilita a reunião, discussão e votação - aberta e nominal - das matérias de competência dos órgãos colegiados da instituição por meio de áudio e vídeo.

O uso do recurso será disciplinado no Regimento Interno da seccional por ocasião "de situações de decretação de calamidade pública, guerra, pandemia ou qualquer outra situação que não seja possível a realização da sessão por meio da presença física".

A plataforma utilizada terá de permitir o acesso simultâneo do número de integrantes da sessão, bem como a gravação da íntegra dos debates e a exportação segura do resultado das votações, entre outras determinações. As sessões realizadas para deliberação e votação dos processos incluídos em pauta serão convocadas para dia e horário comunicado com antecedência mínima de 48 horas.

"Em caso de julgamento de processos ético-disciplinares ou de qualquer outro em que haja partes interessadas, representadas por advogados ou não, a convocação se dará por publicação pelo Diário Eletrônico da OAB, contendo dia e hora da realização da sessão, devendo ser observado que o nome de registro do representado, se for advogado, será substituído pelas suas respectivas iniciais, indicando-se o nome completo do seu procurador ou defensor", determina o texto publicado nesta segunda-feira (6).

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp