Coronavírus

Governo do Amazonas admite possível colapso por aumento de casos de covid-19

Divulgação
Em um dia foram diagnosticados 115 casos da doença   |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 07/04/2020, às 11h56   Redação BNews



Em menos de um mês da primeira confirmação de casos do novo coronavírus, o Amazonas se torno o Estado da região norte com maior número de ocorrências com 532 pacientes e 23 óbitos. O aumento exponencial do diagnóstico, à exemplo da última segunda-feira (06) com 115 casos da doença, fez com que a Secretaria de Saúde do Estado admita um possível colapso no sistema de saúde nos próximos dias. 

De máscara, o prefeito de Manaus Arthur Virgílio Neto anunciou, em vídeo publicado em rede social, que a rede hospitalar do Estado já entrou em colapso. Já o secretário de Saúde do Estado, Rodrigo Tobias, informou nesta segunda que isso deve ocorrer nos próximos dias. "O sistema ainda não entrou em colapso nessa ideia de que não possuem leitos para quem precisa, mas amanhã esse número pode aumentar", reconheceu, em transmissão ao vivo na tarde desta segunda. 

Desde 16 de março, o governo do Amazonas tem publicado decretos determinando a suspensão de atividades com aglomerações, como aulas, eventos e até o fechamento de estabelecimentos comerciais de serviços ou produtos não essenciais. Os transportes fluviais intermunicipal e interestadual também foram suspensos desde o dia 19 de março, o que não evitou que o interior fosse acometido pela doença. São 59 casos em outros 11 municípios. 

Os casos mais graves são transportados para Manaus, enquanto os leves recebem o atendimento das unidades locais. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp